Publicidade
InícioBikePor que Brasília é um paraíso para os amantes do esporte outdoor

Por que Brasília é um paraíso para os amantes do esporte outdoor

Por Vítor Pires

Provavelmente a primeira imagem que vem à mente do leitor ao se falar em Brasília (DF) é a esplanada dos ministérios. Além disso, a cidade também é associada à política e seus operadores. Consequentemente, conclui-se que a capital do Brasil é um cenário tedioso e enfadonho.

Veja também
+ 6 motivos para você participar da etapa de abertura do Rocky Mountain Games
+ Nova rota de bike vai cruzar mais de 1.000 km pelo interior de Minas
+ 5 dicas para melhorar a técnica de descida no Mountain Bike

Como brasiliense de corpo e alma, tentarei em poucas linhas trazer um ponto de vista desconhecido por parte dos esportistas e aventureiros. Brasília é fundada no coração do planalto central, rodeada pelo Cerrado – berço das águas. Além disso, é repleta de parques, cheia de verde e tem o Lago Paranoá, que valeria um texto à parte.

À exceção dos esportes marítimos, afirmo com convicção que a capital do país é um paraíso para o esporte outdoor. Ciclismo em todas suas vertentes, escalada, atividades à vela, canoa havaiana, voo livre, trail running, etc. Arrisco dizer que em cerca de 30 minutos de carro, desde o centro, se encontra lugares com condições propícias para qualquer dessas atividades.

A Serrinha do Paranoá, onde é possível avistar Brasília lá de cima. Foto: Arquivo Pessoal.

Por aqui pratico MTB e kitesurf (sim, kitesurf!). Posso afirmar que poucas capitais do Brasil são tão adequadas para o mountain bike quanto Brasília. Somos rodeados por centenas de quilômetros de estradões e single tracks.

Além disso, há grupos competentes de trail builders que entregam excelentes pistas de enduro e freeride. Não à toa, a cidade é campo de treinamento de lendas da modalidade como Marconi Ribeiro e Abraão Azevedo.

Particularmente, a facilidade com que posso imergir na natureza é o que me encanta. Num dos meus roteiros favoritos, saio de casa e, após alguns quilômetros de asfalto, chego ao Parque Nacional de Brasília, lar de antas, tamanduás, raposas, e de uma infinidade de aves.

Mais à frente, a Chapada da Contagem, com suas cachoeiras quase secretas. A Serrinha do Paranoá é o estágio final. Lá de cima observo Brasília. Do mato vejo a esplanada, o lago e minha casa. A descida é cheia de rampas que dividem o espaço com uma dezena de nascentes bem preservadas. Que ambiente!

Convido o leitor a ter um olhar diferente na próxima vez que vir aquela imagem aérea do Congresso Nacional. Observe o verde no horizonte e imagine as inúmeras atividades que estão disponíveis àqueles que se dispõem. Brasília é a capital do outdoor!

Vítor Pires (@vitor_lp) é leitor de Brasília (DF).







Minha Aventura
Minha Aventura
Minha Aventura é a nova coluna da Go Outside e reúne grandes histórias dos nossos leitores. Para compartilhar a sua aventura, envie e-mail para redacao@rockymountain.com.br.