No dia 5 de novembro, a cidade catarinense de Pomerode recebe uma etapa inédita do UCI Gran Fondo World Series no Brasil.
A prova, que reúne ciclistas amadores e profissionais, é uma grande oportunidade para quem gosta de provas de estrada longas e desafiadoras.
Veja também
+ Por que o refúgio SAC Grialetsch é o paraíso do esqui na Suíça
+ 8 maneiras de encontrar motivação para pedalar nos dias difíceis
+ L’Étape Brasil 2023: Cunha terá pontos estratégicos de preparação para ciclistas
Será a primeira vez que o Brasil sedia este tipo de evento da UCI (União Ciclística Internacional), órgão que regulamenta o ciclismo mundial.
A disputa também marca a única seletiva na América do Sul para o mundial de Gran Fondo de 2024.
“Este Gran Fondo com a chancela da UCI coloca de volta o Brasil no roteiro internacional da entidade máxima do ciclismo mundial de estrada. É o ciclismo de estrada puro. Resgatamos um antigo percurso da ‘Copa Hans Fischer’. Fischer foi um ciclista profissional natural de Pomerode que disputou duas olimpíadas e é considerado um fenômeno nos anos 80. Ele faleceu prematuramente em 1988 aos 26 anos de idade”, explica o organizador Juliano Salvadori, ao site Bikemagazine.
Ver essa foto no Instagram
A UCI Gran Fondo Brasil terá dois percursos no Vale Europeu Catarinense. O “Gran Fondo” com 140 km e 1.500m de altimetria acumulada e o “Medio Fondo”, com 80 km e menos de 1.000 metros de altimetria.
Podem participar do Granfondo ciclistas amadores e profissionais (desde que não estejam na disputa por pontos olímpicos e equipes ProTour) de 19 a 79 anos, que serão divididos em faixas de idade de cinco em cinco anos conforme o regulamento mundial “Age Group” da UCI.
De acordo com a organização, o percurso da prova será fechado ao trânsito de veículos.
Para mais informações, acesse o site UCI Gran Fondo Brasil