Um assunto recorrente em minhas consultas é o termogênico. É um tema que muitos dos meus pacientes têm dúvidas. E, se você treina ou decidiu seguir uma vida saudável, provavelmente já ouviu falar sobre eles.
+ 4 alimentos termogênicos para queimar a gordura e melhorar desempenho
+ Potencialize seu surf com estes termogênicos naturais
Qual é a função do termogênico?
Em resumo, ele ajuda no processo de queima de gordura, melhora o desempenho físico e contribui para uma maior concentração nas tarefas do dia a dia.
Nosso corpo naturalmente usa a gordura para ter energia para manter todas as funções do organismo trabalhando adequadamente. Isso acontece até mesmo quando estamos paradas. Quando fazemos atividades físicas e consumimos termogênico, contudo, esta ação é potencializada. Alguns alimentos também oferecem este efeito, como a cafeína, o chá verde e o gengibre, por exemplo.
Tanto estes alimentos termogênicos quanto o próprio suplemento funcionam desta maneira: eles promovem o aumento da temperatura corporal e aceleração dos batimentos cardíacos, gerando mais disposição e energia.
Qual melhor hora para tomar termogênico?
Primeiramente, você deve consultar um profissional para que ele indique a melhor forma de uso individualmente. Contudo, aqui vão algumas dicas que podem ajudar a otimizar o efeito do suplemento, reduzir os riscos e evitar possíveis efeitos colaterais (aqui, mais uma vez, a importância de um especialista que te oriente!):
– Tome o termogênico antes dos treinos;
– Use-o apenas nos dias em que for treinar;
– Não consuma antes de dormir – ele pode prejudicar seu sono;
– Não utilize por um longo período para não sobrecarregar seu organismo.
Devo ressaltar que o consumo excessivo de termogênicos pode causar problemas cardiovasculares, portanto mantenha as consultas e exames em dia com seu médico.
*Nathali Oliani é médica do esporte, nutróloga e ex atleta profissional
+ Confira 3 tipos de alimentos de café da manhã para perder peso