Dormir bem entra na lista das oito medidas para um coração saudável

Por Bianca Vilela

coração
Foto: Shutterstock.

A Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês) compilou há 12 anos dados de diversos estudos para chegar às melhores práticas para a prevenção de doenças cardiovasculares. Agora, em 2022, a AHA fez uma revisão desse material e incluiu um novo item: a qualidade do sono.

Quem me acompanha sabe o quanto eu reforço o debate sobre este tema. Dormir bem, infelizmente, virou sinônimo de luxo para muita gente. Segundo pesquisa da Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia.

Veja também
+ Corredor conta como conseguiu índice para Boston em sua primeira maratona
+ Parque Ibirapuera inaugura pista pública de skate
+ Banco Master Rocky Mountain Games: últimas inscrições e “treinão” neste sábado 

Em grandes cidades como São Paulo, em que o ritmo de vida é muito agitado, os índices são bem altos. Dados do Instituto do Sono (EPISONO) revelam que 45% da população paulistana queixa-se de insônia ou dificuldade para dormir.

Com praticamente uma pandemia de insônia pelo mundo, especialistas perceberam a necessidade de alertar sobre o tema.

Agora, ao todo, o documento soma oito medidas consideradas fundamentais para proteger o coração, o chamado Life’s Essential 8:

  • Coma melhor
  • Seja mais ativo
  • Pare de fumar
  • Durma bem
  • Gerencie o peso
  • Controle o Colesterol
  • Gerencie o açúcar no sangue
  • Controle a Pressão Arterial

De acordo com a AHA, a maioria dos adultos precisa de 7 a 9 horas de sono por noite. As crianças precisam de mais: 10-16 horas para 5 anos ou menos, incluindo sonecas; 9-12 horas para 6-12 anos; e 8-10 horas para idades de 13-18. O sono adequado promove a cura, melhora a função cerebral e reduz o risco de doenças crônicas.

Aqui vão algumas dicas dos especialistas da associação sobre como melhorar a qualidade do sono:

  • Carregue o seu celular o mais longe possível da sua cama. A distância pode ajudá-lo a se sentir menos sobrecarregado em geral.
  • Escureça a tela ou use o modo “Night Shift” à noite. A luz azul brilhante da maioria dos dispositivos pode atrapalhar o ritmo circadiano e a produção de melatonina.
  • Os alarmes não são apenas para acordar – defina um alarme para dormir para lembrá-lo de que é hora de encerrar a noite.
  • Se você tem um hábito de ficar navegando à noite pelo celular, experimente um aplicativo de bloqueio de aplicativos que impossibilita se perder em e-mails, mídias sociais ou jogos após um certo horário.
  • Silencie as notificações se elas estiverem acordando você à noite. Coloque seu telefone no modo “não perturbe” para bloquear tudo quando estiver dormindo.

A AHA não só definiu os pilares para blindar o coração como criou um sistema de avaliação que qualquer um pode utilizar. Ele está no site 8 Life’s Essential. Após responder ao questionário, é possível verificar qual sua nota em relação à saúde cardíaca, dentro de um ranking de 0 a 100 pontos.

O idioma é em inglês e as medidas como peso, altura, glicose e colesterol estão nos padrões americanos.

BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na Go Outside fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial