Os melhores alimentos para curar a ressaca

Os melhores alimentos para curar a ressaca
Foto: Freepik

Com as festas de fim de ano se aproximando, as confraternizações estão a todo vapor. E entre cervejas, coquetéis e espumantes, pode ser que em alguns dias você extrapole sua quantidade recomendada de álcool e sinta aquela sensação desagradável no dia seguinte. Se você já se sentiu assim, sabe que curar a ressaca pode não ser nada fácil.

+ Corredor conta como conseguiu índice para Boston em sua primeira maratona

+ Começou a Sports Week, confira eventos esportivos com até 50% de desconto

+ Punta Rocas Open Pro define finais do Longboard

Além da desidratação, a ressaca pode causar dores de cabeça, náusea e fadiga. Para ajudar a amenizar esses sintomas, alguns alimentos e bebidas podem ser seus aliados — além, é claro, da ingestão de muita água para repor os líquidos perdidos na noite anterior. As informações são da “Slice”.

Os melhores alimentos para curar a ressaca

Vitaminas

Se você não consegue comer alimentos sólidos quando está de ressaca, as vitaminas são opções hidratantes e deliciosas. Opte por incluir bananas, que restabelecem os níveis de potássio no organismo, e frutas silvestres, que são ricas em antioxidantes.

Você também pode adicionar fontes de ácidos graxos à receita, como linhaça ou abacate, pois a substância é deteriorada pelo consumo do álcool.

Café

Se o cansaço está te impedindo de ter um dia funcional, uma xícara de café pode te ajudar a melhorar os ânimos. No entanto, atente-se: a cafeína é uma substância diurética que pode contribuir para sua desidratação.

Por isso, experimente tomar alguns copos de água antes de optar pela bebida energética.

Ovos

Segundo o portal, o fígado é responsável por processar 95% do álcool consumido. Por isso, apostar em alimentos que apoiam o órgão antes e depois de beber pode ser importante para evitar a ressaca.

Um desses alimentos é o ovo. Além de ser fonte de vitaminas e minerais, ele contém proteínas que se decompõem em aminoácidos usados pelo fígado para desintoxicação.

Salmão

Inchaço e inflamação são duas consequências da ressaca. Por isso, o salmão é uma ótima opção de alimento no dia seguinte à “bebedeira”, já que é rico em ômega 3 e antioxidantes que combatem a inflamação.

Carboidratos

Carboidratos como pães e macarrão, que são naturalmente ricos em sódio, podem promover a quantidade de eletrólitos que seu corpo precisa após uma noite de comemoração.

Melancia

Por ser repleta de água e açúcares naturais, a melancia pode repor nutrientes essenciais que foram perdidos com o consumo de álcool. A fruta também pode amenizar dores de cabeça e de estômago.

Mel

Estudos apontam que a frutose é digerida na mesma proporção que o álcool. Por isso, consumir uma dose saudável de mel quando você está de ressaca força seu organismo a se livrar da substância mais rapidamente.