Manifestantes jogam sopa de tomate em quadro de R$ 500 milhões de Van Gogh

Por Redação

Foto: Reprodução / AFP.

Ativistas da organização britânica Just Stop Oil jogaram sopa de tomate nesta sexta-feira (14) no quadro “Girassóis”, de Vincent Van Gogh, em protesto na National Gallery de Londres.

A pintura é protegida por uma camada de vidro e possui valor estimado em 84,2 milhões de libras (cerca de R$ 500 milhões), de acordo com a agência de notícias AFP. A dupla acabou presa sob a alegação de dano criminal.

Veja também
+ Vila Madalena, em SP, é 13º bairro mais legal do mundo; veja ranking
+ Manhã, tarde ou noite? Especialistas revelam melhor horário para treinar
+ Turista morre ao cair de tirolesa na praia de Canoa Quebrada, no Ceará

“O que vale mais, a arte ou a vida? (A arte) Vale mais do que comida? Mais do que justiça? Vocês estão mais preocupados com a proteção de uma pintura ou com a proteção do nosso planeta e das pessoas?”, indagou Phoebe Plummer, de 21 anos, segundo relato do Daily Mail.

A Scotland Yard foi acionada e afirmou que seus “oficiais correram rapidamente para o local na National Gallery depois que duas manifestantes da Just Stop Oil jogaram uma substância em uma pintura e depois se colaram em uma parede”.

“As duas pessoas foram presas por danos criminais e invasão agravada”, declarou a polícia no Twitter.

Girassóis é a segunda obra mais famosa de Van Gogh atacada pela Just Stop Oil. No final de junho, os manifestantes atingiram a pintura Peach Trees in Bloom, de 1889, na Courtauld Gallery em Londres.

Com esta ação, a Just Stop Oil procurou exigir que o executivo britânico suspendesse todos os novos projetos de exploração de hidrocarbonetos no país, disse a organização ambientalista em comunicado pouco depois.

Depois de jogar a substância, a dupla de ativistas se ajoelhou em frente à obra e se colou na parede da galeria de arte. Os seguranças do museu chegaram logo depois e levaram os visitantes para fora da sala 43, onde a obra está em exibição.