Marque em seu calendário: os detalhes das rotas das edições de 2023 do Tour de France e do Tour de France Femmes serão reveladas em Paris dia 27 de outubro.
+ Quem é Oscar Onley, o jovem que quase superou o campeão do Tour de France
+ Paris 2024: Marcha das Mulheres inspira percurso da maratona
Como no ano passado, os percursos serão revelados tanto para o Tour de France masculino quanto para o Tour de France Femmes avec Zwift durante o espetáculo brilhante no Le Palais des Congrès de Paris.
O evento também será transmitido ao vivo nos canais de mídia do Tour às 11h30 CET (06:30 no horário de Brasília).
Oscar do ciclismo
Não importa qual seja a rota, a apresentação continua sendo um dos principais eventos do calendário. Muitas das principais estrelas do Tour e gerentes de equipe aparecem para o evento.
Os fotógrafos tiram fotos dos pilotos de destaque chegando como se fosse o festival de cinema de Cannes e, em seguida, os jornalistas cercam os atletas na zona mista pós-apresentação para comentar suas reações iniciais ao percurso.
Embora algumas das intrigas dos bastidores tenham perdido parte de seu brilho na era das mensagens instantâneas e das chamadas de Zoom, a apresentação do Tour continua sendo um importante evento de mídia.
Localizado perto do Arco do Triunfo, o Palais recebe mais de 1,2 milhão de visitantes por ano e 235 eventos. No entanto, para a comunidade ciclística, é o rito anual que realmente importa.
Tour de France 2023: o que se sabe até agora?
A 110ª edição do Tour masculino acontecerá de 1 a 23 de julho, com a grande partida apresentando três etapas em Bilbao, Espanha, marcando a 25ª vez que o Tour começa fora da França. Como todos os anos desde 1975, a chegada será na Champs-Élysées, em Paris.
A segunda edição do Tour de France Femmes acontecerá de 23 a 30 de julho, com a mesma quantidade de dias de corrida que a edição inaugural de grande sucesso neste ano, que foi de Paris aos Vosges.
Ao contrário do ano passado, que começou em Paris para coincidir com a chegada da corrida masculina, é provável que a corrida comece em outro lugar, com Clermont-Ferrand perto do Maciço Central sendo um possível ponto de partida.
A partir daí, resta saber em que direção a corrida de oito dias pode virar. Ela poderia avançar para o norte em direção ao final em Paris, mas como grande parte desse local é principalmente terreno plano e aberto, é mais provável que ele rume para o leste em direção aos Alpes, ou talvez ao sul nos Pirineus, com as duas últimas opções fornecendo mais oportunidades para estágios de escalada.
Embora o Tour masculino frequentemente atravesse a fronteira para seu vizinho do sul, Bilbao marca a primeira vez desde San Sebastián em 1992 que o Tour começou na vizinha Espanha.
Até agora, três etapas estão confirmadas para o Tour masculino. Seguindo a tradição recente, o Tour está descartando qualquer tipo de contra-relógio ou prólogo para iniciar a corrida e, em vez disso, apresentará algumas subidas desafiadoras pelo País Basco nos dois primeiros dias de corrida.
O estágio 3 traz o Tour de volta às estradas francesas. A partir daí, é um mapa em branco, mas há muitos rumores sendo divulgados.
Um relatório que está ganhando força é o retorno ao Puy de Dôme, a subida icônica no Maciço Central que não vê o Tour desde 1988, depois de ter participado de 14 edições de corridas anteriores, incluindo o famoso confronto Jacques Anquetil e Raymond Poulidor em 1964.
Há outros relatos de um retorno do Col de Loze no alto dos Alpes franceses, apresentado pela primeira vez no Tour 2020. Grand Colombier e um retorno ao Grand Ballon também são rumores, embora não seja esperado que o Tour retorne aos paralelepípedos do norte da França este ano.
O grande ponto de interrogação será como os organizadores do Tour lidarão com a orientação dos Pirineus e Alpes, os dois principais marcadores geográficos de qualquer “grand boucle”.
A rota seguirá para o norte do País Basco ao longo da costa oeste da França e depois seguirá para o leste em direção aos Alpes? Ou a rota mergulhará direto nos Pirineus?
Fique ligado!
Etapas de abertura do Tour de France 2023
1 de julho: Bilbau-Bilbao, 185 km
2 de julho: Vitória-Gasteiz a San Sebastián, 210 km
3 de julho: Amorebieta-Etxano para … a ser determinado!