Aos 18 anos, Gabriel Benetton é o melhor estreante do mundo na história do kitesurfe. Ele acaba de ser Campeão Mundial Jr. e Vice-campeão Mundial do GKA Kite World Tour 2022, maior liga do circuito mundial de kitesurfe, em seu 1º ano como atleta profissional. Vivendo o melhor ano da sua carreira, seus títulos lhe renderem o prêmio de Rookie Of The Year, dado ao kitesurfista estreante que mais se destacou na temporada, pelo GKA Awards.
+ Quer viajar gastando pouco? Conheça 3 aplicativos de carona compartilhada
+ Filme de Lawrence Wahba sobre o Pantanal ganha prêmio em festival internacional
+ Por que todo surfista deve experimentar a canoa polinésia?
“No meu primeiro campeonato mundial eu consegui ganhar do atual campeão logo na semifinal e ninguém esperava por isso, as pessoas ficaram surpresas. Eu cheguei como um principiante, praticamente ninguém me conhecia, então foi um resultado incrível”, comemora o atleta, que compete na categoria Big Air – modalidade que consiste em alcançar a maior altura possível em combinação com as manobras no ar.
Apesar de jovem, o natural de Itanhaém, cidade do litoral Sul de São Paulo, está conectado com o mar desde os 7 anos de idade, quando, ao conhecer o Wakeboard através do pai, Gabriel foi demonstrando a sua inclinação à vida de atleta e se aventurou na modalidade até os 13 anos. Nesse período, já colecionou títulos como o de Tricampeão Brasileiro Profissional, Campeão Mundial Júnior da categoria que englobava atletas de 10 a 16 anos, Campeão Panamericano Júnior, e ainda virou o wakeboarder mais jovem a completar manobras de altíssima performance. Mesmo com um futuro promissor, Benetton deixou os ventos o levarem para conhecer um outro esporte aquático que se tornaria amor à primeira vista: o kitesurfe.
Aos 14 anos, aquilo que era apenas uma brincadeira entre família e amigos acabou se tornando profissão. A liberdade, independência e o talento de Gabriel no kitesurfe fizeram com que ele se apaixonasse pela modalidade e, com a experiência no Wakeboard, a evolução de seu desempenho no kite foi fora da curva. “Competir no wake logo aos 7 anos me trouxe essa bagagem de manobras, noção de giro, tempo no ar, experiência em campeonatos, e consegui incorporar no kitesurfe”, explica. Após três anos se dedicando aos treinos entre Brasil e Europa, Gabriel decidiu entrar para o circuito mundial de 2022, se tornando o melhor estreante da história, levando três títulos para casa.
Ao surpreender o mundo inteiro, os sonhos de Gabriel não param por aí. “Quero ser o número 1 do mundo”, mira o atleta, que completou a maioridade no dia 03 de agosto.
Agora, ele segue sua preparação para a última etapa do circuito mundial de kitesurfe, que vai acontecer entre os dias 20 e 24 de novembro, na praia de Taíba, no Ceará.
Títulos
- Vice-campeão mundial 2022 de kitesurfe – Big Air do GKA Kite World Tour Campeão Mundial Jr 2022 de kitesurfe do GKA Kite World Tour;
- Premiado Rookie of the year pelo GKA Kite World Tour Tricampeão Brasileiro profissional de wakeboard Campeão mundial Junior (10-16 anos) de wakeboard Campeão Panamericano Junior de wakeboard;
- Atleta mais jovem do mundo a completar diversas manobras (Invertido, 360º, Tootsie Roll, Crownmobe 540º, Toeside 720º) de wakeboard.