Uma corredora de trail de Utah sofreu ferimentos leves depois que uma onça-parda atacou ela e um companheiro perto de Salt Lake City (EUA) no domingo (25). Após o episódio ocorrido na trilha, a onça foi sacrificada por autoridades.
+ Rebanho de 100 ovelhas segue corredora em trilha e vídeo viraliza
Os corredores percorriam uma trilha em Millcreek Canyon por volta das 8h30 quando viraram uma esquina e se viram cara a cara com o felino. A mulher que estava mais perto do animal tentou recuar, mas a onça a atacou, deixando duas pequenas perfurações em sua perna. A puma recuou depois que o outro corredor jogou uma pedra nela, permitindo que a dupla escapasse.
Na noite de domingo, as autoridades rastrearam a onça, que foi sacrificada – oficiais disseram ao jornal Salt Lake Tribune que estavam “confiantes” de que era o mesmo animal responsável pelo ataque na trilha.
De acordo com os biólogos da região, o animal provavelmente se assustou com os corredores, em vez de tentar atacá-los como presas.
Faith Jolley, porta-voz da Divisão de Recursos de Vida Selvagem de Utah, confirmou que os ataques nesta área são extremamente raros. Ao longo do século passado, menos de 24 ataques de onças-pardas resultaram em mortes humanas, aproximadamente o mesmo número de mortes que o gado causa anualmente. Nenhuma dessas mortes ocorreu no estado de Utah. Essas onças normalmente evitam os humanos, em vez disso, atacam veados e pequenos animais.
Ao contrário da crença comum, as populações de onças-pardas, ou pumas, não estão aumentando nos EUA: os biólogos acreditam que menos de 30.000 onças vivem no país hoje. Os animais restantes enfrentam ameaças como caça ilegal, caça legal e fragmentação de habitat. Os seres humanos são responsáveis por cerca de 3.000 mortes dessa espécie todos os anos. No entanto, apesar das preocupações com a fragilidade das populações de onças-pardas, as eutanásia ainda ocorrem regularmente. Só no estado da Califórnia, cerca de 100 pumas morrem por atacar o gado todos os anos.
No início deste ano, as autoridades sacrificaram uma onça-parda em Pleasant Grove, Utah, depois de atacar o gado. As autoridades apontaram a longa visita do animal a uma área residencial e seu ataque a 4 galinheiros para justificar sua remoção letal. Oficiais de vida selvagem do Colorado sacrificaram outra puma depois que ela entrou no saguão de um condomínio em Vail. E no final do ano passado, o Departamento de Pesca e Caça de Idaho sacrificou três filhotes da espécie depois que eles foram vistos brincando em um bairro residencial. Os funcionários relataram que eles pareciam órfãos de mãe, emaciados e impossíveis de serem realocados, o que contribuiu para a decisão de sacrificá-los.