A montanhista e esquiadora norte-americana Hilaree Nelson desapareceu no Monte Manaslu, na manhã desta segunda-feira (26).
A renomada atleta da marca The North Face teria caído em uma fenda logo abaixo do cume, enquanto esquiava com seu parceiro, Jim Morrison.
Veja também
+ Avalanche deixa pelo menos 12 alpinistas feridos no Manaslu
+ Quer encarar uma alta montanha? Veja por onde começar
+ Derretimento de geleiras gera aparecimento de 3.000 novas lagoas no Peru
De acordo com testemunhas que estavam próximas ao local do acidente, Nelson teria despencado de uma altura de cerca de 25 metros.
As operações de resgate foram prejudicadas pelo mau tempo no local.
Uma avalanche de grandes proporções também atingiu a região do acampamento 4 do Manaslu, nesta segunda.
Segundo informações preliminares, pelo menos uma dúzia de alpinistas foram feridos – cinco em estado grave. Alguns relatórios também mencionam vítimas fatais.
Guias locais disseram que foram duas avalanches separadas. Um serac quebrando no cume superior, que causou a primeira e varreu a rota abaixo, e uma segunda atingindo as encostas mais baixas, entre o acampamento 3 e o acampamento 4 do Manaslu.
Ver essa foto no Instagram
Hilaree Nelson
No ano passado, Hilaree Nelson e Jim Morrison fizeram a primeira descida de esqui do Lhotse (8.516m), a quarta montanha mais alta do mundo.
Aos 49 anos, ela também é uma das grandes montanhistas esquiadoras sua geração. Mãe de dois filhos, Hilaree foi a primeira mulher a ligar dois picos de 8.000 m, Everest e Lhotse, em uma única tentativa de 24 horas.
Com mais de duas décadas dedicadas ao esqui e ao alpinismo, ela foi eleita a Aventureira do Ano pela National Geographic em 2018 e possui dezenas de primeiras descidas, através de mais de 40 expedições a 16 países diferentes.
Com informações de Blog de Escalada.