Quase 230 baleias-piloto foram encontradas encalhadas nesta quarta-feira na costa oeste da Tasmânia, Austrália, e apenas metade pareciam estar vivas, informaram as autoridades.
+ Gui Khury enaltece STU National e fala em planos para Olimpíadas
+ Equipe brasileira segue firme no ISA World Surfing Games
+ Festival fitness terá dois palcos simultâneos com diferentes aulas em SP
“Um grupo de aproximadamente 230 baleias encalhou perto do Porto de Macquarie”, afirmou o Departamento de Recursos Naturais e Meio Ambiente do estado da Tasmânia.
“Parece que metade dos animais estão vivos”, acrescentou.
As imagens aéreas mostram uma cena devastadora de dezenas de cetáceos espalhados ao longo de um trecho de praia onde a água gelada encontra a areia. Há quase dois anos, a mesma região foi cenário de outro encalhe em massa, com quase 500 baleias-piloto, das quais apenas 100 sobreviveram.
As causas dos encalhes em massa não são completamente compreendidas. Cientistas sugerem que podem ser provocados por grupos que desviam que desviam de sua rota depois que se alimentam muito perto da costa.
As baleias-piloto são muito sociáveis e costumam seguir os companheiros de grupo que entram em situações de perigo. As autoridades anunciaram que especialistas em conservação marinha e funcionários com equipamentos de resgate de baleias estavam a caminho do local.