Começar o dia junto com o sol, ser produtivo enquanto ele avança no céu e descansar quando ele vai embora é a lógica de tempo mais universal que existe, presente nas culturas tradicionais indígenas, africanas, orientais e ocidentais.

É também o ciclo fisiológico que nosso corpo reconhece melhor, regulando atividades primordiais da vida, como o sono e a digestão.

Quer se reconectar com os efeitos reguladores do nascer do sol na sua rotina e na sua saúde? Confira os benefícios e aproveite as dicas a seguir para começar o dia com os níveis de energia lá em cima!

Veja também
+ Quer melhorar sua saúde e metabolismo? O ciclo circadiano é o caminho
+ Rocky Mountain Games: diversão para toda família
+ 5 vitaminas e minerais que aumentam a recuperação atlética
1. DURMA MELHOR

É bastante lógico: quem começa o dia cedo tem sono mais cedo também. Mas as vantagens não ficam na matemática das horas. Enquanto você assiste ao nascer do sol, a luz que entra pelos seus olhos ativa glândulas responsáveis por regular a produção de hormônios essenciais para o equilíbrio do seu relógio circadiano, como a melatonina (que nos “desliga” à noite) e o cortisol (que nos deixa atentos durante do dia). Estudos demonstram que até mesmo os olhos de pessoas cegas são sensíveis aos efeitos positivos dessa fotoativação promovida pela luz dos raios solares da manhã.

2. TURBINE SUAS MITOCÔNDRIAS

Inclua uma dose permanente de alvorecer na sua vida e melhore sua resistência a doenças simples, como resfriados comuns, e complexas, como as degenerativas. Além de nos prover de vitamina D, já conhecida por sua importância insubstituível na preservação da saúde, a luz do sol (especialmente aquela das primeiras horas da manhã) é um dos mais poderosos estimuladores das nossas mitocôndrias, que são pequenas usinas de energia dentro de cada uma das nossas células. A enorme maioria das doenças conhecidas é causada por disfunções mitocondriais provocadas pelo ambiente (leia-se: maus hábitos e fatores externos, como radiação, contaminação, poluição etc.). Por outro lado, são elas as responsáveis por gerar 90% da energia que o corpo precisa para realizar toda e qualquer atividade, inclusive as funções vitais. Cuide bem da saúde das suas mitocôndrias e elas cuidarão bem de você.

3. ALIMENTAÇÃO, DIGESTÃO E CONTROLE DO PESO

Nosso sistema digestivo é regulado pelo hipotálamo através da luz do sol e da frequência da alimentação e seus intervalos. Novas pesquisas descobriram uma relação direta entre acordar junto com o sol e baixar índices de gordura corporal, graças à ativação de hormônios que promovem saciedade. Os testes verificaram resultados positivos em pessoas expostas à primeira luz do sol, depois de uma noite de sono, durante ao menos 45 minutos. Além disso, começar o dia mais cedo tende a gerar um impacto positivo na dieta por antecipar naturalmente todo o ciclo de fome ao longo do dia. No fim, jantar mais cedo, até as 19h, deixa a digestão mais eficiente, alinhando todo o seu relógio circadiano.

4. HIGIENE MENTAL

Assistir ao nascer do sol traz resultados mentais semelhantes aos da meditação. Calma, presença, foco e clareza de pensamentos vêm de brinde depois de uma sessão dessas. A luz também estimula a produção de serotonina, o hormônio da felicidade. Especialistas atestam os efeitos positivos do sol na saúde mental e, ao contrário, a relação entre a ausência e quadros depressivos durante os períodos de inverno no Hemisfério Norte, por exemplo.

5. SUA PRODUTIVIDADE VAI SUBIR

Por último, mas não menos importante: alinhar o início do seu dia com o despertar do astro Rei promove uma verdadeira revolução na sua produtividade, por razões fisiológicas (nosso corpo naturalmente rende melhor à luz do dia) e práticas (se você começa suas atividades mais cedo, tem mais tempo de qualidade para realizar tudo o que precisa, com mais tranquilidade, planejamento e concentração).

Trecho da reportagem “O poder da vida ao ar livre”, publicada na edição 175 da revista Go Outside.