Petição tenta banir e-bikes nos parques estaduais e praias da Califórnia

Por Redação

Crowd de bikes elétricas no sul da Califórnia. Foto: Reprodução / The Inertia.

O free surfer Tyler Warren lidera uma petição que quer banir e-bikes dos parques estaduais e praias da Califórnia, nos Estados Unidos.

Nos últimos anos, a popularidade das e-bikes explodiu. Mas em nenhum lugar eles explodiram em popularidade como no sul da Califórnia. Vá até a San Onofre State Beach em qualquer dia e é quase certo que você encontrará uma pilha inteira delas.

Veja também
+ Rocky Spirit 2022 traz seleção especial de filmes com esportes sobre pranchas
+ 6 cuidados essenciais para preservar sua prancha de surf
+ Vídeo viral de Nims Purja mostra K2 coberto de lixo

“Cresci surfando na San Onofre State Beach, curtindo o ambiente natural com os pais e amigos e aquela sensação de retiro, paz e tranquilidade”, escreveu ele em uma petição para banir as bicicletas elétricas nos parques estaduais da Califórnia. “Isso foi perdido com o uso de bicicletas elétricas nos parques estaduais da Califórnia. Agora, quando vou surfar em Trestles, há crianças e adultos correndo por você em bicicletas elétricas.”

Antigamente, a maioria das pessoas usava as pernas para descer até Trestles. Eles andavam de skate ou bicicleta sem motor ou, se você acreditar, eles andavam. Pode-se pensar que, como as e-bikes não são particularmente baratas, elas não seriam um problema.

Mas o sul da Califórnia, e especialmente a área ao redor de San Onofre, não é conhecida por ser barata. Há uma porcentagem relativamente alta de pessoas que vivem lá que podem ser consideradas ricas, e assim gastar alguns mil dólares em uma bicicleta elétrica não vai ser um problema financeiro. E Warren, pelo menos de acordo com sua petição, acha que alguns e-bikers podem ser um pouco mais propensos a serem preguiçosos indolentes que jogam lixo na rua.

“Quando você chega à praia, parece um estacionamento e não uma State Beach na qual crescemos”, continua Warren. “Isso traz sensação de pressa para nossas terras que eram tão sagradas. Também permitiu que muitas pessoas que não andassem, andassem de skate ou andassem de bicicleta para as ondas devido à preguiça, o que significa que muitas pessoas deixam lixo e desrespeitam a terra valorizada e aberta que nos resta.”

Esta não é a primeira vez que alguém fica chateado com o número absurdo de e-bikes.

Apenas alguns meses atrás, a cidade de San Clemente proibiu-as das praias e trilhas de praia dentro dos limites da cidade. Trestles está tecnicamente no condado de San Diego, então ainda é um free-wheeling para todos.

Ainda não sabemos o que acontecerá se a petição atingir seu objetivo. “A visão natural é destruída com todas essas motos. Isso é especialmente verdade durante o evento de surf da WSL”, escreveu um dos signatários. “Também ocupa grande parte espaço na praia, forçando grandes multidões a uma área menor. Não é seguro ou divertido. Muitas são alugadas. Isso traz uma quantidade desproporcional de pessoas para o local e um impacto negativo nas trilhas”.

Clique AQUI para ver a petição.