Kilian Jornet, da Espanha, encontrou Chamonix em 19 horas e 49 minutos no sábado, quebrando o recorde de percurso UTMB de Pau Capell de 20:19 em 2019. Mesmo testando positivo para covid-19 (assintomático), alguns dias antes da UTMB começar, isso não foi um empecilho para deixar Killian para trás, e mesmo com esse obstáculo, o atleta conseguiu subir ao pódio em primeiro lugar.
+ Mulheres aventureiras são destaque no Festival de Filmes Rocky Spirit 2022, em São Paulo e no Rio
+ 7 sábias lições da corredora de 103 anos que é recordista mundial
+ Matheus Navarro bate todos os recordes do Circuito Banco do Brasil de Surfe em Ubatuba
Mathieu Blanchard, um cidadão canadense recente que foi criado na França e agora vive em Montreal, estava apenas cinco minutos atrás dele, para um segundo lugar triunfante em 19:54:50. Tom Evans do Reino Unido terminou em terceiro com 20:34:33, tendo ultrapassado o americano Jim Walmsley, nas últimas etapas da corrida, apesar de cair e quebrar um dedo no início do dia.
Blanchard começou a corrida de forma conservadora na 10ª posição, ganhando tempo na liderança por ser eficiente nos postos de socorro e nas descidas. Walmsley e Jornet trabalharam juntos até 115K, depois Walmsley recuou devido a dor de estômago. Blanchard saiu na frente e pegou Jornet nos 150K antes do posto de socorro Vallorcine. Blanchard deixou Jornet seguir em frente na subida final de La Flegere, esperando pegá-lo na descida final para Chamonix, mas ele deixou tarde demais.
Esta foi a quarta vitória de Jornet na UTMB; venceu em 2008 e novamente em 2009 e 2011. Em 2017 terminou em segundo lugar, atrás de François d’Haene. A vitória de Jornet é notável, considerando que ele ainda está quebrando o recorde do percurso no Hardrock 100 em julho.
Blanchard, que só surgiu no cenário profissional de trail running em 2017, fez melhorias constantes no UTMB, terminando em 10º no UTMB-CCC em 2019 e chegando ao pódio como um outsider em 2021.
É um grande dia para o Canadá em geral; na corrida feminina, no momento da redação deste artigo, Marianne Hogan estava na segunda posição, cerca de 20 minutos atrás da americana Katie Schide, e liderava brevemente no início do dia. Hogan terminou em terceiro no Western States Endurance Run em junho.