A surfista vice-campeã mundial Tatiana Weston-Webb, única mulher a representar o Brasil na elite mundial do surf, tem constantes viagens durante os períodos de competições. A brasileira, que saiu do país para morar no Hawaii com ainda dois meses de idade, já visitou diversos países e conheceu muitos locais apaixonantes, mesmo durante as competições Tati Weston procura se conectar e aprender mais sobre as culturas dos diferentes locais que ela descobre.
+ Rocky Spirit desembarca no Rio com instalação em 3 pontos da cidade
+ Brasil terá a primeira vila de nômades digitais da América do Sul
+ Four Seasons Surfing: Kelly Slater vence na monoquilha
A rotina de uma surfista profissional é repleta de treinos e desafios, porém engana-se quem pensa que elas levam apenas a vida “no mar”, durante o período de competições, em diversas etapas as atletas percorrem uma viagem de um país para outro em um curto período. Por exemplo, em 2022, a WSL (Word Surf League), tem em seu calendário de competição dez etapas em oito países diferentes, entre eles: Hawai, Austrália, Indonésia, Estados Unidos, Portugal, Brasil, África do Sul e Taiti.
Mesmo com foco na disputa de competições, os atletas que conhecem novos países, inevitavelmente também conhecem novas culturas e estilos de vida, muitas vezes adquirem alguns costumes e levam algumas práticas que sejam oriundas daquela região, para sua rotina no dia-a-dia.
A única representante feminina brasileira no campeonato mundial de surf, Tatiana Weston-Webb, mantém foco e disciplina durante suas competições, mas sabe apreciar boas culturas e ama conhecer novos locais. A brasileira que saiu do país e foi conhecendo o mundo ainda tão nova, listou alguns países que ela gostou de conhecer e que podem servir como dica de destinos incríveis que você não pode deixar de conhecer.
Hawaii
O primeiro destino que a Tatiana Weston-Webb indicou, não poderia ser diferente: Hawaii, o país onde a surfista cresceu é classificado pela própria como “um sonho”, com local e cultura muito lindos.
No Hawaii grande parte dos turistas gostam de saber qual a melhor ilha para se hospedar, Oahu é a principal e mais visitada, ela hospeda o maior aeroporto e tem a melhor infraestrutura turística, é a única ilha com sistema de transporte público capaz de levar o visitante para qualquer lugar. A Praia de Waikiki é um destino onde recebe grande parte dos turistas recém-chegados, oferecendo hotéis como: Ohana East (próximo a praia, bares e restaurantes) e também The Modern Honolulu, classificado com 5 estrelas o hotel oferece duas piscinas e vista para o mar.
Tahiti
O segundo país que a surfista indicou é o Tahiti, pra ela “um dos lugares mais lindos do mundo”, com uma beleza incrível. Considerado como “paraíso na Terra”, faz parte do arquipélago das Ilhas da Sociedade na Polinésia Francesa.
O destino é repleto de pontos turísticos e para quem gosta de conhecer locais apropriados os mais visitados são a Catedral da Capital e também o Mercado Central. Uma grande dica para se hospedar é no InterContinental Tahiti Resort & Spa, situado somente a 2,6km do aeroporto, disponibilizando ainda o Overwater Bungalows, que trata-se de bangalôs sobre a água. Além do Hotel Manava Suite Resort, que oferece piscina, restaurante e dois bares, sendo o mais procurado pelo custo-benefício.
África do Sul
Em terceiro, porém não menos importante, vem a África do Sul. Tati Weston exaltou a beleza do país, e também pontuou como é legal ver animais como: girafa, rinoceronte e leão ao vivo, “nunca iremos ver animais como estes soltos, em outros lugares, que não seja nos Safáris da África do Sul”, comenta Tatiana-Weston Webb. Talvez a grande graça é que todo Safári é imprevisível, mas uma boa instrução é contratar um seguro-viagem para se planejar e fazer uma viagem dos sonhos, sem nenhum imprevisto.
Realmente, é um destino muito famoso pelos passeios e paisagens incríveis, o Madikwe Game Reserve não tem tantas estradas pavimentadas, intensificando a experiência e tornando tudo ainda mais imersivo, porém para conseguir entrar na reserva, apenas se hospedando em um dos lodges que estão dentro dele. No Kruger National Park, você pode fazer um self-drive (você pode fazer o Safári pelo seu próprio carro), ou um game-drive (passeio tradicional em veículos 4×4 ). O Kruger é muito aclamado pelos visitantes, com quase dois milhões de hectares ele oferece a possibilidade de encontrar os Big Five (leão, rinoceronte, bufálo, leopardo e elefante), além de contar com mais de 150 mamíferos e mais de 500 espécies de passáros.
Whistler, Canadá
Por último, o quarto destino escolhido pela surfista foi um local para quem deseja também conhecer a neve: a cidade de Whistler, no Canadá, “um lugar muito lindo, é meu local preferido para ir para neve” pontuou Tati sobre a cidade que é conhecida como uma das maiores estações de esqui na América do Norte.
É o destino perfeito para quem busca uma ótima viagem, repleta de muita neve e de paisagens exuberantes, com hospedagens diversificadas e imersivas: o Pan Pacific Whistler Village Centre possui localização privilegiada para quem prefere se hospedar no centro da cidade, os quartos possuem varanda e cozinha completa, o hotel conta com piscina de água salgada aquecida ao ar livre, sauna, spa e duas jacuzzis. O Nita Lake Lodge, é outra opção de hospedagem que atrai o turista. Possui quartos elegantes com lareira a gás e janelas que vão do teto ao chão, com vista para o lago ou para as montanhas, o Nita também contém dois restaurantes e bar, além de oferecer translado gratuito para Whistler Village.
A brasileira mais havaiana que existe, sabe que cada lugar leva sua peculiaridade e exalta ainda mais os pontos positivos de conhecer novos lugares: “Nem sempre é fácil, às vezes são muitas horas de voo para chegarmos até alguns destinos, porém é sempre lindo e gratificante conhecer novos hábitos e novos costumes, é muito especial poder apreciar novos países, guardo comigo uma boa lembrança de cada um” comenta Tatiana-Weston Webb.
Além de ser a única representante feminina brasileira na elite do surf, Tatiana é vice-campeã mundial da WSL e segue focada em conquistar o pódio na WSL-Finals, que acontece em setembro, em Trestles, na Califórnia. Com o excelente desempenho na etapa de J-Bay, Tati Weston conquistou a segunda etapa na temporada e se tornou a única surfista a vencer duas etapas do Circuito Mundial de Surf em 2022, alcançando a 3° colocação no ranking geral.