Mulher é encontrada morta após inundação atingir cânions no Parque de Zion

Por Outside USA

Mulher é encontrada morta após inundação atingir cânions de Zion Narrows - Go Outside
Cânions de Narrows, no Parque Nacional de Zion (EUA). Foto: Shutterstock

Uma mulher que desapareceu durante uma inundação nos cânions de Narrows, no Parque Nacional de Zion (EUA), foi encontrada morta, disse sua família na segunda-feira (22).

+ Acidente rodoviário no Peru mata 4 turistas após visita a Machu Picchu
+ Corredor brasileiro morre durante acidente na UTMB

Jetal Agnihotri, 29, havia desaparecido na última sexta-feira. Falando ao canal KUTV de Utah, seu irmão Pujan Agnihotri disse que equipes de resgate descobriram seus restos mortais na noite de segunda. Em um comunicado à imprensa, oficiais do parque disseram que ela estava localizada perto do Court of the Patriarch.

Por volta das 14h15 na sexta-feira, 19 de agosto, o parque recebeu relatos de que uma inundação repentina atingiu o Narrows depois que uma grande tempestade de verão atingiu o parque parque. Os guardas florestais que responderam descobriram que as águas da enchente derrubaram vários visitantes do parque perto do Templo de Sinawava, no final do desfiladeiro, levando “várias centenas de metros” rio abaixo no rio Virgin e ferindo-os.

Outras pessoas se refugiaram em terreno alto, onde os socorristas lhes disseram para permanecer até que as águas baixassem. Em um comunicado à imprensa, o parque disse que mobilizou “mais de 20” guardas florestais e socorristas com equipamentos de resgate no rio para oferecer assistência, mas que nenhum caminhante que saiu do desfiladeiro relatou um membro de seu grupo desaparecido até o final da tarde.

Naquela noite, no entanto, o parque soube que Agnihotri, de Tucson, Arizona, não havia retornado de sua caminhada. Mostafa Javadian, que estava caminhando com Agnihotri, disse ao canal Fox 13 de Salt Lake City que ele e outro companheiro decidiram voltar depois de saber do perigo de inundação repentina, mas que Agnihotri optou por continuar.

Em uma atualização na segunda-feira, as autoridades do Parque Nacional de Zion disseram que o Narrows e o Riverwalk permaneceriam fechados enquanto os socorristas continuaram a procurar a mulher desaparecida, que mais tarde foi encontrada morta, e que as licenças de acampamento para o Virgin River Narrows e as licenças de caminhada de cima para baixo foram canceladas devido ao acidente e à inundação.

“A equipe do Gabinete do Xerife do Condado de Washington, juntamente com os adestradores de cães e membros da Equipe de Busca e Resgate do Parque Nacional de Zion, investigarão áreas dentro ou perto do rio Virgin, incluindo águas profundas e de fluxo rápido”, disse o comunicado de imprensa. “O Serviço Nacional de Parques também continuará vasculhando o rio no Parque Nacional de Zion.”

Ao todo, o parque disse que 170 funcionários representando 10 agências diferentes participaram da busca.

Um desfiladeiro não técnico que os caminhantes podem explorar por meio de uma caminhada de 5,8 km de baixo para cima do Templo de Sinawava ou uma caminhada de 25,7 km de cima para baixo do Chamberlain’s Ranch, o Narrows é uma das atrações mais populares de Zion. Em alguns lugares, é tão profundo quanto 610 metros e tão estreito quanto 6 a 9 metros de largura, de acordo com o Park Service. Sem trilha, os caminhantes sobem e descem diretamente o rio Virgin; enquanto a água tende a ser mais baixa e mais quente durante o verão e o outono, as chuvas de monção podem desencadear inundações repentinas potencialmente mortais.

As paredes altas e escarpadas do Narrow dificultam uma rápida retirada das inundações – impossível, em muitos casos – e vários visitantes já morreram após serem pegos pela subida das águas. Em 2014, Douglas Yoshi Vo morreu enquanto ele e seu companheiro tentavam escapar de uma enchente; dois outros caminhantes morreram em circunstâncias semelhantes em 1998. Em 1961, quatro escoteiros e seu líder morreram em uma enchente enquanto atravessavam um desfiladeiro na área de Narrows.