A feira anual SP–Foto, realizada pela SP–Arte, ganhou o nome de Rotas Brasileiras em 2022 e vai abranger múltiplas linguagens artísticas, além da fotografia. O evento deste ano busca estreitar laços entre agentes das cinco regiões do país, valorizando a produção fotográfica e artística de todo o território nacional. A natureza brasileira não ficou de fora da curadoria: a estimada Serra dos Órgãos, destino de muitos aventureiros do país, estampa uma fotografia da feira junto a diversos outros cenários naturais do Brasil.
+ 5 dicas de fotografia da vida selvagem
+ Rocky Spirit: festival de cinema ao ar livre une natureza, esporte e diversidade
A SP–Arte: Rotas Brasileiras acontece este ano de 24 a 28 de agosto na ARCA, galpão industrial na Vila Leopoldina, em São Paulo.
Participam 70 expositores, entre galerias de arte de norte a sul do país e projetos convidados que costuram diferentes pontos de vista do Brasil. Entre eles, está a Galeria Arte 57, que apresentará a bela fotografia da Serra dos Órgãos de Claudio Edinger, um renomado artista brasileiro que aborda diversas facetas do Brasil e do mundo através da fotografia.
Ver essa foto no Instagram
A Reserva Florestal de Parimá, no Território Indígena Yanomami, em Roraima, também estará pelos corredores da feira em uma foto de Sebastião Salgado.
Mais obras de Sebastião Salgado estarão em “Rotas Brasileiras”. Confira:
Outro destaque é “O espírito das águas 5”, de Jonathas de Andrade, que mostra pescadores de uma vila no litoral do nordeste brasileiro “encenando um ritual de abraçar os peixes que pescaram. O gesto afetuoso que acompanha a passagem da morte é testemunho de uma relação entre espécies imbuída de força, violência e dominação”.
Confira toda a programação da feira no site da SP–Arte.
Serviço
Rotas Brasileiras
De 24 a 28 agosto de 2022
Quarta a sábado: das 12h às 20h
Domingo: das 11h às 19h
Local: ARCA – Avenida Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina, São Paulo, SP