Fotografia: Serra dos Órgãos e outras paisagens brasileiras chegam na SP–Arte

Por Redação

Fotografia: Serra dos Órgãos e outros cenários brasileiros chegam na SP–Arte - Go Outside
Machina Mundi - Serra dos Órgãos. Foto: Claudio Edinger

A feira anual SP–Foto, realizada pela SP–Arte, ganhou o nome de Rotas Brasileiras em 2022 e vai abranger múltiplas linguagens artísticas, além da fotografia. O evento deste ano busca estreitar laços entre agentes das cinco regiões do país, valorizando a produção fotográfica e artística de todo o território nacional. A natureza brasileira não ficou de fora da curadoria: a estimada Serra dos Órgãos, destino de muitos aventureiros do país, estampa uma fotografia da feira junto a diversos outros cenários naturais do Brasil.

+ 5 dicas de fotografia da vida selvagem
+ Rocky Spirit: festival de cinema ao ar livre une natureza, esporte e diversidade

A SP–Arte: Rotas Brasileiras acontece este ano de 24 a 28 de agosto na ARCA, galpão industrial na Vila Leopoldina, em São Paulo.

Participam 70 expositores, entre galerias de arte de norte a sul do país e projetos convidados que costuram diferentes pontos de vista do Brasil. Entre eles, está a Galeria Arte 57, que apresentará a bela fotografia da Serra dos Órgãos de Claudio Edinger, um renomado artista brasileiro que aborda diversas facetas do Brasil e do mundo através da fotografia.

A Reserva Florestal de Parimá, no Território Indígena Yanomami, em Roraima, também estará pelos corredores da feira em uma foto de Sebastião Salgado.

Fotografia: Serra dos Órgãos e outros cenários brasileiros chegam na SP–Arte
Sebastião Salgado, “Reserva Florestal de Parimá, Território Indígena Yanomami, Roraima”, 2018. Imagem: Divulgação/SP-Arte

Mais obras de Sebastião Salgado estarão em “Rotas Brasileiras”. Confira:

Sebastião Salgado, “Parque Nacional da Serra do Advisor, Acre, Brasil (Chuvas torrenciais)”, 2016. Imagem: Divulgação/SP-Arte
Sebastião Salgado, “Anavilhanas – Amazônia”, 2009. Foto: Divulgação/SP-Arte
Sebastião Salgado, “Paraná ligando o rio Negro e o rio Cuiuní, Amazônia, Brasil (Rios voadores)”, 2019. Imagem: Divulgação/SP-Arte

Outro destaque é “O espírito das águas 5”, de Jonathas de Andrade, que mostra pescadores de uma vila no litoral do nordeste brasileiro “encenando um ritual de abraçar os peixes que pescaram. O gesto afetuoso que acompanha a passagem da morte é testemunho de uma relação entre espécies imbuída de força, violência e dominação”.

Jonathas de Andrade, “O espírito das águas 5”, 2017. Imagem: Divulgação/SP-Arte

Confira toda a programação da feira no site da SP–Arte.

Serviço

Rotas Brasileiras
De 24 a 28 agosto de 2022
Quarta a sábado: das 12h às 20h
Domingo: das 11h às 19h
Local: ARCA – Avenida Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina, São Paulo, SP