Nairo Quintana, que está na mira da UCI por testar positivo para tramadol durante o Tour de France, não competirá na Vuelta a España.
+ Nairo Quintana é desclassificado do Tour de France após teste positivo de tramadol
O ciclista colombiano confirmou nesta quinta-feira (18) que não vai largar na Vuelta na sexta-feira, apesar de poder correr sob as regras da UCI.
“Comunico que não participarei da Vuelta para fazer valer minhas razões perante o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), retornarei ao calendário de corridas no final da temporada”, disse Quintana em um breve comunicado.
O anúncio é o mais recente de uma história em rápido desenvolvimento envolvendo a estrela da equipe Arkéa-Samsic e acusações levantadas pela equipe médica da UCI que Quintana testou duas vezes para vestígios de tramadol durante o Tour de 2022.
Tramadol, um analgésico opióide, não é proibido pela Agência Mundial Antidoping (WADA), mas seu uso é proibido em competição pela UCI.
A UCI anunciou a notícia bombástica na quarta-feira (17) e retirou de Quintana os resultados do Tour de 2022, que incluíam o segundo lugar na etapa decisiva para Col du Granon e o sexto geral em Paris.
Como o tramadol não está na lista da WADA como um produto proibido, no entanto, Nairo Quintana pode continuar correndo e ele não está enfrentando uma proibição ou sanção disciplinar formal.
Quintana negou ter usado tramadol e prometeu durante a noite de quarta-feira levar a luta ao Tribunal Arbitral do Esporte.
“Hoje recebi de surpresa a notícia da UCI de uma infração pelo uso de tramadol”, disse Quintana à noite. “Desconheço totalmente o uso dessa substância e nego que alguma vez a tenha usado durante a minha carreira. Com minha equipe jurídica, esgotaremos todos os meios para preparar minha defesa.”
Quintana fez uma inversão de marcha em sua intenção de correr na Vuelta, no entanto, e confirmou na quinta-feira que não iniciará a grande tour espanhola na sexta-feira na Holanda.
De acordo com as regras da UCI, Quintana tem 10 dias para apresentar um recurso ao CAS contra as acusações.
A notícia chega quando Quintana, de 32 anos, desfrutou de um renascimento no Tour 2022, e ele assinou uma extensão de contrato de três anos com a Arkéa-Samsic esta semana.
Autoridades da Arkéa-Samsic divulgaram uma breve declaração na quarta-feira reconhecendo a decisão da UCI, mas não ofereceram mais comentários.