Bahia-Minas: conheça a rota cicloturística que inspirou Milton Nascimento

Por Redação

Foto: Reprodução / Aliança Bike.

Repleta de belezas naturais e muita história, a rota de cicloturismo Bahia-Minas foi lançada oficialmente há cerca de dois meses e conta com 342 km de trilhas perfeitas para o pedal.

O percurso, uma antiga ferrovia que ligava Minas ao mar do litoral sul baiano, é em grande parte de terra e cascalho, mas com largura suficiente para que se pedale lado a lado em duplas ou em grupo.

A rota Bahia-Minas contempla hoje os municípios de Araçuaí, Novo Cruzeiro, Ladainha, Poté, Teófilo Otoni e Carlos Chagas, todos em Minas Gerais. A pretensão é que no futuro a rota estruturada chegue ao distrito de Ponta de Areia, em Caravelas, na Bahia.

Veja também
+ Cidade de Niterói (RJ) vira referência em políticas cicloviárias no país
+ Governo de SP anuncia ciclovia com 57 km de extensão na Rodovia dos Bandeirantes
+ Esses são os filmes de bike selecionados para o Festival Rocky Spirit 2022

O percurso conta com uma pequena variação de altitude – cerca de 800 metros acima do nível do mar – e segue acompanhando o relevo dos rios e as curvas de nível do terreno.

Hospedagem

Para os turistas que decidem se aventurar na rota, o site da Rota Bahia-Minas, disponibiliza uma série de estabelecimentos cadastrados e preparados para dar suporte e apoio aos ciclistas. Desde o início a capacitação dos empreendedores ao longo do percurso, foi o foco principal. Por conta disso, foram realizados vários eventos testes para instruir as pousadas, hotéis, fazendas, restaurantes e oficinas.

“Hotel que não recebia bicicleta, hoje tem um espaço destinado ao cicloturista, com equipamentos para a limpeza da bike quando este retorna de um passeio, por exemplo. Além da autorização para deixar os equipamentos dentro do quarto”, explica Jeferson Batalha, analista do SEBRAE.

Apesar do pouco tempo de lançamento, Jeferson Batalha destaca a influência do circuito na economia local. Comerciantes que antes dependiam de trabalhos em outras cidades para complementar a renda, hoje já encontram a principal fonte de renda na própria região, devido ao fluxo de turistas.

A hospitalidade mineira é algo reconhecido em todo lugar. Por isso, além de percorrer caminhos com rios e cachoeiras, antigas estações e túneis da ferrovia, o ciclista pode conhecer várias histórias partindo da recordação dos moradores que vivenciaram a época em que as locomotivas – conhecidas por lá como “Pochixá” – operavam na região.

Histórias que inspiraram um dos mais influentes e talentosos músicos da Música Popular Brasileira, Milton Nascimento, a gravar “Ponta de Areia” – música que lamenta o fechamento da Estrada de Ferro que ligava Minas ao mar baiano.

Foto: Reprodução / Aliança Bike.

Serviço

Início da Rota: Araçuaí (MG)
Fim da Rota: Carlos Chagas (MG)
Distância implementada: 342 km
Duração indicada para percorrer o circuito: de 5 a 7 dias
Elevação Máxima acumulada: 3.044 metros
Contatos: @rotabahiaminas @trilhasevento
Mais informações: Rota Bahia-Minas