Diz o ditado popular que o passo mais importante é sempre o próximo. No caso dos atletas brasileiros de Paddleboard, esse ditado nunca fez tanto sentido, pois a próxima etapa do Aloha Spirit, em Saquarema, será válida como seletiva única nas provas de Paddleboard Técnico e Paddleboard Longa Distância para o ISA World SUP and Paddleboard Championship 2022. Em Saquarema, as atividades do Aloha Spirit na Arena Lagoa vão de 19 a 21 de agosto, enquanto as sediadas na Arena Praia começam no dia 18.
No Paddleboard, 4 vagas estarão em disputa em Saquarema, sendo uma para cada gênero no Paddleboard Longa Distância – prova de 12Km a ser realizada no sábado, 20, na Arena Lagoa – e também no Paddleboard Técnico – prova de 5Km agendada para domingo, 21, na Arena Praia. Dois favoritos para representar o Brasil no Mundial da ISA são o casal Patrick e Catarina Winkler, vencedores do Paddleboard nas etapas do Aloha Spirit em Ilhabela e Angra dos Reis neste ano.
Veja também
+ Conheça a waterwoman que vai disputar 5 modalidades no Aloha Spirit
+ Rocky Spirit volta às exibições presenciais em SP e Rio, com recorde de filmes
+ Brasil comanda a festa nos Jogos Pan-Americanos de Surf do Panamá
“Saquarema será um marco na história do Paddleboard nacional”, comentou Patrick, lembrando que a modalidade passou a ser chancelada recentemente pela CBSurf: “Estou no auge físico e mental no que se refere ao Paddleboard e acredito que sou um dos candidatos ao título nas duas provas, mas não o único favorito. Atletas como Nando Grilo, de Santa Catarina, Jader Andrade, da Bahia, e Felipe Barone, de Ubatuba, são francos favoritos. Há mais nomes que podem chegar ao lugar mais alto do pódio, principalmente na prova Técnica, onde a imprevisibilidade sempre acontece”.
Patrick, que até o início da fase adulta foi atleta de alto rendimento na Natação, começou a competir no Paddleboard há 8 anos e já teve a oportunidade de participar de 4 edições do Mundial da ISA na modalidade. E sua paixão pelo Paddleboard é tamanha que contagiou a hoje esposa Catarina, cuja vida no esporte foi forjada em duras provas de Natação, tanto em piscinas como em águas abertas: “Estou muito empolgada. Ter um objetivo com tanta qualificação, como é a possibilidade de representar o Brasil em um Campeonato Mundial, faz mudar o seu comportamento, a sua rotina. É algo que realmente me pilha mais ainda. Confesso que não esperava, nesta fase da minha vida, poder ter novamente um desafio deste nível, de entrar em uma seleção brasileira”.
Além das referidas vagas para o Paddleboard, a etapa de Saquarema do Aloha Spirit será complementar à de Angra dos Reis para decidir os representantes brasileiros no Stand Up Paddle no Campeonato Mundial da ISA. Estão em disputa, no SUP Longa Distância (12Km), duas vagas no masculino e duas no feminino, enquanto, no SUP Técnico (5Km), uma vaga no masculino e uma no feminino. Ainda em relação ao SUP Técnico, serão duas vagas, uma no masculino e uma no feminino, para a categoria Júnior (nascidos a partir de 2004). Já no SUP Wave, restam duas vagas, uma no masculino e uma no feminino.
Tanto o Paddleboard quanto o SUP contarão com provas na categoria Amador no Aloha Spirit em Saquarema. As seguintes modalidades completam a programação: Canoa Polinésia / Va’a, Surfski, Apneia, Maratona Aquática, Waterman (triathlon contendo Natação, Paddleboard e SUP), Longboard e OC4 Surf. Ao todo, a agenda competitiva contará com cerca de 40 provas, divididas nas categorias Amador, Pró, Kid’s, Masters e PCD, além de aulas de Yoga abertas ao público, festival de cinema e festa com música ao vivo. A edição de Saquarema do Aloha Spirit é uma produção da Ecooutdoor Sports Business e tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Saquarema.