5 dicas de fotografia da vida selvagem

Por Redação*

5 dicas de fotografia da vida selvagem - Go Outside
Foto: Shutterstock

Não basta apenas estar no lugar certo para clicar a vida selvagem: uma boa fotografia começa com a intimidade que você tem com o equipamento. Saber esperar também é outro ponto fundamental. Por isso, a seguir listamos dicas simples, mas que vão te ajudar na próxima caça por belas imagens do mundo selvagem.

+ Fotografia noturna: como fotografar estrelas e a Via Láctea
+ Como fotografar uma barraca brilhante à noite

6 dicas de fotografia da vida selvagem

1. Esteja preparado

Encontros com animais selvagens geralmente são rápidos, portanto pratique enquadrando aves, cães e outros animais no parque de sua cidade. Quanto mais você estiver familiarizado com a câmera, sabendo usar a lente e outros recursos, menos risco você corre de perder uma boa chance em sua próxima grande viagem. Mantenha a câmera acessível, seja no bolso para smartphones ou em algum suporte próximo ao peito.

2. Use o foco seletivo

Esse recurso enfatiza o motivo e desfoca o plano de fundo. Comece com a abertura mais ampla ou use o modo “retrato”, caso sua câmera ofereça. Em seguida, defina o foco no olho do animal. Se o resto do rosto está embaçado, restrinja a abertura para aumentar a profundidade de campo. Refaça o foco antes de cada disparo, porque é provável que o animal tenha se movimentado.

3. Dê zoom

Animais podem realçar suas fotos de paisagem, mas você não precisa de um fundo espetacular para uma foto impressionante de um animal selvagem. Quanto mais próximo fotografar o olhar do animal, mais “energia” e “emoção” terá sua foto. Se você puder, aproxime a cara do animal de modo que preencha todo o quadro (mas, claro, sempre mantenha uma distância segura de criaturas selvagens).

4. Espere o momento certo

Dê alguns disparos para marcar suas configurações e, em seguida, relaxe e seja paciente. Acompanhe o animal e espere por momentos realmente interessantes, como o contato visual ou uma expressão interessante. Aí trabalhe para ter, pelo menos, 20 opções para escolher depois. Evite: queixo para baixo, mastigação, sombras irregulares na face, distrações ao fundo.

5. Trabalhe em casa

Isto é fundamental principalmente em fotos em que você não conseguiu controlar a luz. Aumente a saturação e o contraste e deixe alguns pontos escuros para deixar a foto mais dramática. Se você não conseguiu aproximar o tanto quanto gostaria, corte a foto ou, sutilmente, escureça as bordas. Assim, a atenção do espectador é naturalmente dirigida para a face do animal. Uma dica: não exagere.

*Texto adaptado, via backpacker.com em 2015

+ Paulo Barcellos expõe mostra fotográfica “Rio das Águas”







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo