Quando se trata de doenças cardiovasculares, o colesterol alto é um dos principais fatores de risco. Portanto, se você procura levar uma vida mais saudável, atentar-se aos seus exames de sangue pode ser uma boa ideia.
+ 8 ideias de lanches saudáveis e saborosos para não fugir da dieta
+ Brasil faz ótima estreia no PASA Games Panamá 2022
+ Surfista sofre grave acidente com foil elétrico
O colesterol alto é a condição acarretada pelo excesso de lipídios (gordura) no sangue. “Se você tem muitos lipídios, seu corpo não pode usar todos eles, e os lipídios extras começam a se acumular em suas artérias. Eles se combinam com outras substâncias no sangue para formar placas (depósitos de gordura)”, explica a “Cleveland Clinic”, que acrescenta, ainda, que tais “placas” podem crescer silenciosamente ao longo dos anos nas paredes arteriais.
Dessa forma, é possível entender a importância de se fazer exames de sangue regularmente, já que o colesterol alto não se manifesta por meio de sintomas ou mudanças na aparência física de uma pessoa. Com informações da “Cleveland Clinic” e do “Times of India”, saiba quais são as causas e consequências do colesterol alto.
Causas e consequências
Além da genética, alguns hábitos podem ser a causa do colesterol alto. São eles:
- Tabagismo;
- Estar sob constante estresse;
- Consumir álcool;
- Sedentarismo;
- Dieta rica em alimentos pouco saudáveis.
Por diferentes fatores, doenças como HIV, doença crônica dos rins, lúpus, síndrome dos ovários policísticos e diabetes também estão relacionadas ao colesterol alto.
Muitas vezes, os depósitos de gorduras nas artérias podem levar à formação de coágulos, possivelmente ocasionando um ataque cardíaco. Outra possível consequência do colesterol alto é o acidente vascular cerebral (AVC), que ocorre quando o fluxo sanguíneo do cérebro fica bloqueado pelo acúmulo de gordura no sangue.
Dores nos membros podem indicar colesterol alto
O acúmulo de gordura nas artérias também pode ter a doença arterial periférica (DAP) — que causa dor nos braços e pernas — como consequência.
Quando não tratada, a dor pode causar incômodos e cãibras ao realizar tarefas manuais De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, “a dor pode variar de leve a intensa e geralmente desaparece após alguns minutos quando você descansa as pernas”. E acrescenta: “Ambas as pernas são frequentemente afetadas ao mesmo tempo, embora a dor possa ser pior em uma delas.”.
Outros sintomas comuns de DAP são:
- Dormência nas pernas;
- Queda de pelos nas pernas e pés;
- Cãibras dolorosas no quadril;
- Crescimento lento das unhas dos pés;
- Feridas abertas e que não cicatrizam nas pernas e pés;
- Mudanças na cor da pele das pernas e dos pés.
Em certos casos, a doença arterial periférica pode piorar, e a dor pode ocorrer durante o repouso ou ao deitar. Além de DAP, ataques cardíacos e AVCs, o colesterol alto ainda pode ocasionar condições como:
- Doença arterial coronariana;
- Doença da artéria carótida;
- Pressão alta.
Como prevenir ou reduzir colesterol alto
Seu estilo de vida pode ter grande impacto na manutenção de níveis saudáveis de colesterol e na prevenção de doenças relacionadas à saúde do coração. Se você procura se manter saudável, experimente:
- Consumir alimentos benéficos ao coração, repletos de gorduras saudáveis;
- Exercitar-se, pelo menos um pouco, diariamente;
- Abdicar dos cigarros e do álcool;
- Eliminar o sobrepeso;
- Evitar alimentos açucarados e ultraprocessados.
Além disso, realize exames de sangue periódicos para monitorar seus níveis de gordura no sangue e quaisquer outros fatores de risco que possam estar presentes em seu organismo.