Pipoca é um acompanhamento quase indispensável durante uma sessão de cinema, ou até mesmo para assistir alguma série em casa. Além disso, é uma opção deliciosa, mas, afinal, é saudável?
+ O que ativismo pode ensinar as crianças sobre a vida
+ Jonas Vingegaard recoloca a Dinamarca no topo do Tour de France
+ Matheus Navarro e Tainá Hinckel vencem o Itajaí Pro na Praia Brava
Pura, a pipoca é nada mais do que um grão inteiro que apenas estourou, segundo a “Women’s Health”, de onde são as informações. “Então por mais que algumas pessoas a considerem ‘junk food’, não é. Ela não só tem muita fibra, mas também tem pouca gordura e baixo teor calórico. Além disso, dá a sensação de saciedade”, diz Abby Langer, nutricionista de Toronto, Canadá.
O problema, segundo a profissional, é que as pessoas acabam comendo demais e, consequentemente, consumindo mais calorias do que o esperado. Três xícaras de pipoca com manteiga, por exemplo, renderá a você 192 calorias (o dobro da pipoca comum) e 15 gramas de gordura (cinco vezes mais que a original). “Se você não vai se limitar a uma porção, precisa prestar muita atenção no rótulo e pensar no que realmente vai consumir”, diz Abby.
E as pipocas de micro-ondas?
“É melhor evitá-las”, aconselha. Algumas marcas têm muitas gorduras trans ou grandes quantidades de gordura saturada (cuidado com a manteiga).
A dica da nutricionista, neste caso, é colocar os grãos de milho naturais em um saco de pão e estourá-los no micro-ondas. Outra opção, se você estiver mais disposta, é fazer no fogão. Aqueça um pouco de azeite ou óleo de coco em uma panela funda e acrescente três grãos. Quando eles estourarem, adicione o restante e agite aos poucos. O óleo irá adicionar algumas calorias extras e gordura em comparação com apenas uma xícara simples, mas este método ainda é saudável (e delicioso)!