5 lanches noturnos para todo tipo de desejo

saúde mulher
Foto: Shutterstock

Sentindo uma fome extra após o jantar? Não é incomum querer um lanche noturno. De fato, uma pesquisa online da Harris Roll descobriu que 83% dos consumidores relatam lanchar pelo menos uma noite por semana, e que 54% dos consumidores se sentem culpados por suas escolhas.

+ 5 dicas para começar no trail running

+ Substituir açúcar por mel é uma troca inteligente?

+ “Vovó do surf” morre aos 93 anos

Esqueça a culpa da próxima vez que fizer um lanche tarde da noite e desfrute de algo que satisfará seus desejos com a ajuda da nutricionista Kylie Sakaida. Ela acumulou 2,1 milhões de seguidores no TikTok compartilhando suas receitas saudáveis e deliciosas. Conversamos com ela sobre opções mais saudáveis que certamente satisfarão sua fome.

Aqui estão cinco lanches aprovados por nutricionistas para experimentar.

Pipoca com grão de bico

Atualize sua tigela de pipoca com alguns grãos de bico nutritivos. Se puder, pule a pipoca de micro-ondas e escolha pipoca estourada na panela. Misture alguns grãos de bico torrados para uma excelente fonte de proteína. “Costumo comprá-los torrados, mas você mesmo pode prepará-los”, diz Sakaida.

Há uma longa lista de razões pelas quais o grãos de bico é uma escolha saudável. Essas leguminosas podem ajudar a controlar o açúcar no sangue, diminuir o colesterol e podem até ter um impacto positivo na sua saúde mental.

Uvas com queijo

Uvas e queijo são uma combinação clássica de charcutaria, e a dupla realmente faz o lanche perfeito para a noite. Ao escolher um queijo, opte por uma opção com baixo teor de gordura, com queijo cottage ou de cabra. Sakaida prefere que as uvas sejam congeladas, então considere guardar uma ou duas porções no freezer para tê-las prontas.

Abacaxi com requeijão

O queijo cottage é uma das opções de laticínios mais saudáveis que existem. Não só é macio e cremoso, mas também é super baixo em calorias e uma ótima fonte de proteína, tornando-o um lanche leve, mas super satisfatório. Espalhar queijo cottage em um pouco de abacaxi fornecerá ao seu corpo nutrientes essenciais, como vitamina C e manganês, que contém propriedades antioxidantes.

Torrada de manteiga de amendoim

“O segredo para fazer um lanche farto é combinar carboidratos com proteínas”, diz Sakaida. A torrada com manteiga de amendoim é um ótimo exemplo. Uma porção de 100 gramas de manteiga de amendoim contém impressionantes 24 gramas de proteína.

Apenas esteja atento ao tipo de manteiga de amendoim que você escolher e leia o rótulo dos ingredientes. Algumas variedades (mesmo o tipo orgânico) são embaladas com adição de açúcar e gorduras trans que você pode evitar no seu lanche noturno. Espalhe uma colher de sopa em um pouco de pão integral e divirta-se!

Frutas vermelhas com iogurte grego

Outro lanche fácil de ter na geladeira são frutas vermelhas e iogurte. Embora qualquer um dos seus iogurtes favoritos sirva, o iogurte grego é uma ótima escolha. É mais baixo em açúcar e mais rico em proteínas, o que pode ajudá-lo a se sentir satisfeito por mais tempo e é perfeito se você sentir um pouco de fome antes de dormir. Personalize (e adoce) o iogurte com suas frutas favoritas para satisfazer aqueles sinais de fome tarde da noite.

Deseja algo salgado e doce? Experimente estas opções de lanches

Até os nutricionistas procuram um lanche noturno de vez em quando. Quanto a Sakaida, seus desejos podem variar dependendo do dia. Por exemplo, ela vai comer pipoca com queijo se tiver com vontade de comer algo salgado.

“Se quero algo doce, adoro tâmaras com manteiga de amendoim e chocolate. Mas também há noites em que eu só quero um biscoito de chocolate, o que é completamente bom para comer com moderação!”.

Considere o motivo pelo qual você está desejando lanches noturnos

Não há nada de errado em fazer um lanche tarde da noite se você estiver com fome. Mas Sakaida recomenda descobrir o motivo pelo qual você sente fome à noite, especialmente se seus desejos estão batendo noite após noite.

“Você está verificando os armários para um lanche porque ainda está fisicamente com fome no final do dia? Se for esse o caso, pode ser útil consultar um nutricionista para garantir que você esteja comendo o suficiente durante o resto do dia”, diz ela.

Outra razão pela qual você pode querer comer algo à noite (mesmo que não esteja com fome) é se estiver se sentindo estressado ou ansioso. Nesse caso, você pode tentar pensar em outras atividades para neutralizar esse estresse, como conversar com um amigo, passear, ler um livro, qualquer coisa que possa fazer com que esses desejos repentinos desapareçam. Pode experimentar um ritual calmante, ou se quiser petiscar e relaxar, opte por um alimento que o ajude naturalmente a relaxar e a adormecer.