Frustrado por um hat-trick de quase-acidentes nos três primeiros dias do Tour de France, Wout van Aert deixou sua sequência de segundos lugares para trás e levou uma vitória impressionante com a camisa amarela na quarta etapa da prova. Montado perfeitamente por uma equipe Jumbo-Visma intempestiva na subida final do dia, o belga foi sozinho a 11 km do final e causou caos atrás nesta terça-feira (5).
+ Estrela do Tour de France já trabalhou em fábrica como empacotador de peixes
+ ESPN renova direitos de transmissão do Tour de France até 2027
Ele martelou até o final em Calais e cruzou a linha comemorando, batendo os braços como um pássaro voando. Atrás, Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) venceu o sprint em segundo lugar e comemorou como se tivesse vencido, claramente sem saber o que havia acontecido oito segundos antes.
Van Aert tinha um olhar de profunda satisfação depois que as coisas finalmente correram perfeitamente para a vitória da etapa. “Eu não queria mais correr o risco”, disse ele, referindo-se aos sprints em grupo.
+ Tudo o que você precisa saber sobre o Tour de France 2022
+ Tour de France 2022: onde assistir
“Acho que era bastante óbvio que estávamos tentando algo com a equipe. Estávamos em uma posição perfeita graças a Nathan [Van Hooydonck] e Stevie [Steven Kriujswijk]. Nathan abriu na subida, Tiesj [Benoot] assumiu e eu senti que no volante já estava super difícil.
“No rádio ouvimos que houve alguns danos. Na verdade, o objetivo era apenas chegar ao topo e ver o que acontecia, mas depois cheguei ao topo sozinho. Eu estava um pouco em dúvida se deveria esperar por Jonas [Vingegaard] e [Adam] Yates, dois caras atrás de mim, mas ao ficar cheio também coloquei Jonas e os outros em uma boa posição para que eles não precisassem andar .
“Decidi ir sozinho e então foram 10 km de sofrimento total.”
+ Tour de France: Ciclista agarra capacete de rival após discussão; VÍDEO
Philipsen ultrapassou Christophe Laporte (Jumbo-Visma), Alexander Kristoff (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux), Peter Sagan (TotalEnergies) e o resto do grupo em segundo lugar, festejando como se fosse o primeiro.
Os ganhos de tempo de Van Aert reforçaram ainda mais sua liderança antes da etapa de paralelepípedos de quarta-feira para Arenberg, um terreno que poderia ver mais agressões dele. Ele está agora 25 segundos à frente do vencedor do primeiro dia, Yves Lampaert (Quick-Step Alpha Vinyl), com Tadej Pogačar (UAE Team Emirates) a mais sete segundos.
Confira um vídeo da vitória de Wout van Aert, os highlights da quarta etapa do Tour de France 2022 e a classificação da prova aqui.
Ver essa foto no Instagram