Francesa vence primeira etapa do Women’s Tour 2022

Por Outside USA

Primeira etapa do Women's Tour 2022 - Go Outside
Foto: Divulgação/Women's Tour

A primeira etapa do Women’s Tour 2022 foi definida por dois incidentes infelizes em Essex, no Reino Unido. A vencedora foi a francesa Clara Copponi da equipe FDJ Nouvelle Aquitaine Futuroscope.

+ Veja as 24 equipes selecionadas para o Tour de France Feminino 2022

Primeira etapa do Women’s Tour 2022: veja o que rolou

Primeiro, as ciclistas foram obrigadas a esperar mais de 40 minutos enquanto a corrida era neutralizada devido a um incidente à sua frente. A segunda foi uma finalização que alguns descreveram como perigosa depois que Lorena Wiebes e sua equipe Team DSM, junto com Coryn Rivera, colidiram com uma barreira em uma curva de 90 graus pouco antes da linha de chegada.

Apesar da cobertura ao vivo da corrida desde a queda da bandeira até o final, não havia equipes dispostas a instigar uma pausa antecipada em um dia úmido nas estradas de Essex.

Maike van der Duin (Le Col-Wahoo) venceu os sprints intermediários em Holbrook e Hadleigh com Christine Majerus (SD Worx) levando o máximo de pontos no QOM em Bildeston.

Poucos quilômetros depois, Danielle Shrosbree (CAMS-Basso) lançou um ataque a 60 km e conseguiu forçar uma lacuna que ela esticou para cerca de 1-45 antes da corrida ser neutralizada devido a um incidente envolvendo uma motocicleta da polícia e outro veículo à frente da corrida.

Após 40 minutos de ciclistas sentadas em carros da equipe e tentando se manter aquecidas, a corrida foi reiniciada e a equipe DSM imediatamente colocou as atletas na frente do pelotão para trazer Shrosbree de volta a tempo para o sprint, mantendo o ritmo alto.

A Team Coop-Hitec Products e a EF Education First-Tibco estavam ajudando a equipe DSM na perseguição, mas a diferença de Shrosbree estava se mantendo firme em cerca de 50 segundos. Isso foi até que, faltando 20 km, Ellen van Dijk e Audrey Cordon Ragot da Trek-Segafredo e ciclistas da Movistar apareceram para ajudar na perseguição, reduzindo a diferença de Shrosbree para cerca de 20 segundos.

A equipe Liv Racing Xstra, com a holandesa Thalita de Jong em sua primeira corrida como time, também se juntou à perseguição e com 15km até a linha Shrosbree foi pega. Liv continuou a manter o ritmo alto com Movistar e Team Jumbo-Visma também contribuindo com Trek-Segafredo e Team DSM não muito atrás.

O pelotão permaneceu unido até os arredores de Bury St Edmunds, onde um final técnico aguardava as atletas. Quando o pelotão entrou na cidade por estradas pequenas e sinuosas, Pffeifer Georgi liderou o trem de saída da equipe DSM. Logo após Georgi se afastar, no entanto, uma curva de 90 graus foi um desastre para todo o trem da DSM, com Coryn Labecki e Karlijn Swinkels do Team Jumbo-Visma também sendo pegas no acidente.

Com dois duas favoritas para um monte de sprint fora de cena, e outros pegos para trás, foi Clara Copponi do Team FDJ Nouvelle Aquitaine Futuroscope que correu para a vitória à frente de Sofia Bertizzolo (UAE Team ADQ) e Elena Cecchini (Team SD Worx).

Copponi lidera a corrida indo para a segunda etapa.

Confira o resultado completo aqui.