Para quem ama a vida outdoor e aventura, ainda há joias a serem descobertas nos EUA – e o estado da Virgínia é uma delas. Localizado na Costa Leste do país, na “metade do caminho” entre Nova York e Miami, o estado possui forte carga histórica, mas também conta com maravilhas naturais e pode ser um grande destino de aventura.
+ #DeRolê na Pacific Crest Trail: dicas para seguir a trilha mais bonita e desafiadora dos EUA
+ 9 cidades em SP para praticar esportes de aventura
O clima por lá é agradável o ano todo, com características subtropicais e temperaturas amenas (média de 30ºC no verão, e 15ºC no inverno). Como seu território é cercado de água, devido à influência da baía de Chesapeake, do oceano Atlântico e do rio Potomac, a umidade pode incomodar um pouco os forasteiros – mas nada que assuste o visitante brasileiro.
Para ir além da atmosfera histórica que permeia cada canto dessa região, a Virgínia hoje tenta se modernizar e atrair cada vez mais visitantes, investindo cada vez mais em gastronomia, atrações culturais e roteiros para o turista apreciar suas riquezas naturais.
Em uma viagem recente por lá, constatamos: a Virgínia tem beleza de sobra e uma longa lista de atrativos para quem gosta de experimentar novos destinos.
Turismo de aventura na Virgínia (EUA)
Atrações outdoor
Quem adora o mar certamente vai se deliciar com os passeios de caiaque pela baía de Chesapeake, onde é possível (e fácil) remar ao lado de golfinhos. Já os fãs da rocha não se decepcionarão com os vários setores de escalada espalhados pelo estado, com boas opções para iniciantes ao longo do rio Potomac, localizado mais a leste do estado.
Mas a verdadeira vocação outdoor da Virgínia é mesmo a caminhada em trilhas. Por lá passam quase 900 km da famosa Appalachian Trail, uma das trilhas mais renomadas dos Estados Unidos, que possui 3.500 km e cruza 14 estados. Todo ano, durante a primavera, acontece o Trail Days, maior festival de “trilheiros” do país, que atrai milhares de andarilhos para a confraternização em Damascus, cidade conhecida como “Trail Town”, mais à oeste.
Atividades em uma das maiores praias do país
A cidade de Virginia Beach não tem esse nome por acaso: lá se encontra a maior praia de lazer do mundo (56 km), com um extenso calçadão cheio de opções de hotéis, bares, restaurantes e atividades esportivas. O clima relativamente quente permite explorar as opções da praia o ano todo.
Vale alugar bicicletas, patins e caiaques para curtir o clima local, ou partir para alto mar em um rolê de stand-uppaddle ou wakeboard. Há também diversas opções de passeios a pé para as horas longe da água.
Parques nacionais
Apesar de não terem a grandiosidade de seus irmãos mais conhecidos, os parques da Virgínia são uma ótima opção de passeio outdoor para você conhecer as maravilhas naturais da região. No Great Falls Park, em Fairfax County, o rio Potomac acumula força e velocidade enquanto cai por uma série de platôs rochosos, formando majestosos degraus de água que podem ser observados em alguns pontos estratégicos da trilha que o acompanha.
O pequeno Riverbend Park, também em Fairfax, é o cenário perfeito para esportes aquáticos. Lá os visitantes costumam passar a tarde explorando o Potomac e suas ilhas em caiaques e canoas. Um dos parques mais distintos do estado, o Wolf Trap National Park for the Performing Arts é o único do país exclusivamente dedicado às artes performáticas. Caminhando por uma pequena trilha, você chega ao Children’s Theatre in the Woods, onde acontecem espetáculos teatrais infantis em um palco no meio da floresta.
*A jornalista Fernanda Beck viajou a convite do Virginia Tourism Corporation em 2017.