Rocha se desprende e atinge lanchas em Capitólio (MG); sete mortos confirmados

Por Redação

capitólio
Foto: Reprodução / G1.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que uma rocha gigantesca se desprende e atinge lanchas que navegavam na manhã deste sábado (8) pelo lago de Furnas, em Capitólio (MG).

+ Acidentes graves com ciclistas no Brasil sobem 30% em 2021
+ Morte misteriosa de centenas de pássaros intriga Estados Unidos

+ Mergulhador fica cara a cara com tubarão-branco

Bombeiros disseram que o ocorrido teria relação com as fortes chuvas que vêm atingindo a região nos últimos dias. Sete mortos foram confirmados ainda no local e 3 pessoas estão desaparecidas até o momento.

Outras 27 vítimas já foram atendidas e liberadas na Santa Casa de Capitólio e nove seguem hospitalizadas: duas estão na Santa Casa de Piumhi (com fraturas abertas, expostas), três vítimas foram levadas para a Santa Casa de Passos (não há confirmação do estado de saúde delas) e outras quatro vítimas estão na Santa Casa de Misericórdia de São José da Barra (com ferimentos leves).

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a princípio, uma “tromba d’água” junto a pedras fez com que elas deslizassem e caíssem de uma altura de mais de 5 metros, atingindo as lanchas. O acidente ocorreu no condomínio Escarpas do Lago. A localidade fica perto do município de São Roque de Minas.

Veja o momento em que a rocha cai:

Por meio de nota, a Marinha do Brasil informou que um inquérito será instaurado para apurar causas, circunstâncias do acidente.

Três pessoas foram encaminhadas em estado grave para Santa Casa de Passos. Uma das vítimas é uma mulher natural de Belo Horizonte, mas que mora no Rio de Janeiro. Outros sete turistas tiveram ferimentos leves e foram levados ao Pronto Socorro de São José da Barra.

As buscas continuam, mas o trabalho de mergulho deve ser interrompido durante a noite para a segurança da equipe de resgate. 40 bombeiros e mergulhadores estão no local, mas o mau tempo impediu a chegada do helicóptero do Corpo de Bombeiros ao local.

Quais as causas do desmoronamento?

Ainda não informações oficiais sobre as causas do incidente. Pela manhã, a Defesa Civil de Minas Gerais havia feito um alerta sobre a possibilidade de ocorrências de “cabeça d’água’ na região de Capitólio, mas ainda não há uma confirmação de isso ser a causa das quedas no cânion.

Conhecido como “Mar de Minas”, o Lago de Furnas é um dos maiores lagos artificiais do planeta. A região é formada por seus famosos cânions e águas navegáveis. Antes da chegada da água, haviam diversas fazendas que agora estão submersas.

Com informações de G1 e IstoÉ.