Cachorro salva alpinista ferido mantendo-o aquecido por 13 horas na neve

Por Redação

Cachorro salva alpinista ferido mantendo-o aquecido por 13 horas na neve | Go Outside
Foto: Reprodução/Facebook/HGSS - Hrvatska Gorska Služba Spašavanja

Um cachorro salvou um alpinista ferido em uma montanha da Croácia, deitado em cima dele e mantendo seu dono aquecido na neve por 13 horas até a chegada do resgate. O incidente aconteceu no último fim de semana na cordilheira Velebit, ao longo da costa croata.

+ Idoso morre após cair dentro do vulcão mais ativo de ilha do Havaí
+ Cachorro leva dono até corpo de homem desaparecido em trilha

Grga Brkic caiu durante uma escalada na montanha e ficou impossibilitado de se mover na neve a quase 1.800 metros acima do nível do mar, de acordo com a mídia local. Seu cachorro, um malamute-do-alasca de oito meses chamado North, deitou em cima do rapaz e o manteve aquecido.

Os outros dois alpinistas que faziam o trajeto com Brkic não conseguiram alcançá-lo e contataram autoridades para buscar resgate.

Quase 30 socorristas encontraram o homem ferido cerca de 13 horas depois. As autoridades frisaram a grande ajuda do cachorro para manter o alpinista seguro na neve.

“Os minutos e segundos antes de eles chegarem foram muito lentos”, disse Brkic à mídia croata. “Este cachorrinho é um verdadeiro milagre”, disse seu dono ao jornal Jutarnji List.

O cachorro não teve ferimentos no incidente.

“A amizade e o amor entre homem e cachorro não têm limites”, disse o serviço de resgate de montanhas da Croácia em um post no Facebook. O cão “enrolou-se em torno dele e o aqueceu” durante a missão de resgate em alta altitude, completou.

O serviço de resgate de montanha da Croácia, no entanto, alertou contra levar cães para caminhadas em condições difíceis, especialmente durante o inverno rigoroso, quando é necessário equipamento de escalada especializado.