Treinar é fácil quando a vida está tranquila. O problema é manter a constância quando as coisas estão mais difíceis, justamente quando é mais recomendável você se manter em movimento. Centenas de estudos científicos mostram que a atividade física está associada a reduções drásticas de depressão e ansiedade. Outras pesquisas apontaram que o exercício frequente melhora a imunidade, contanto que você não se esforce demais o tempo todo. Estas dicas para não desistir do treino certamente vão te ajudar a enfrentar estas fases.
+ Como achar sua motivação fitness
+ 7 dicas profissionais para conseguir treinar todos os dias
+ Maconha pode aumentar a vontade de se exercitar, diz estudo
Um dos segredos para conseguir se exercitar com regularidade é tornar isso parte de uma rotina a que estejamos bem acostumados. Não é surpreendente, então, que o exercício pode parecer especialmente difícil neste momento pós-pandemia, quando tantas de nossas rotinas foram arrancadas de nós.
É um dilema: em um momento em que a atividade física é mais importante do que nunca, ela também parece mais difícil do que nunca. Mas não é preciso muito para se fazer um bom treino. Há muitos exercícios que você pode realizar em casa. Para muitas pessoas, a dificuldade não é saber o que fazer, mas, sim, fazer. Então, sugerimos algumas formas de te ajudar a retomar (e continuar) os treinos.
Não desistir do treino: Coloque na agenda
Muitas vezes aquilo que agendamos é o que acabamos conseguindo fazer no nosso dia. Se você não reservar tempo para o exercício, é muito fácil ir adiando, até que não seja mais possível. Não planeje apenas quando você vai treinar, mas também o que irá fazer. A última coisa que você quer é ter que pensar sobre o treino ou ir inventando-o conforme se exercita. Começar já é difícil o bastante, então, quanto menos energia você precisar gastar nisso, melhor. Faça tudo o que puder para tornar o trabalho o mais suave possível – apenas execute. Você pode planejar sua semana com antecedência e determinar que dias e horários você vai treinar e o que fará em cada um dos dias.
Enfrente a própria resistência
Começar nunca é fácil, especialmente agora. Há uma forte tentação para continuar navegando pela internet, ligar a TV ou fazer qualquer outra coisa que pareça mais atraente do que mover o corpo. Isso é especialmente verdadeiro quando estamos, literalmente, no conforto do nosso próprio lar. Por isso, uma das dicas mais importantes para não desistir do treino: apenas comece.
Não desistir do treino: Crie um ambiente
Pesquisas mostram que o que nos cerca tem enorme impacto em nosso comportamento. Passamos a associar certos espaços físicos com estados mentais e ações específicas. Se você tem um lugar reservado para os treinos em casa, ótimo! Mas a maioria das pessoas não tem. Geralmente a academia improvisada também é o home office, a biblioteca e sala de visitas. Mas você pode criar algumas pistas físicas que indiquem que você está transformando esse espaço em local de treino. Pode ser tirar o laptop do cômodo, abrir uma janela para deixar o ar entrar, fechar uma porta que costuma ficar aberta ou dar uma mexida nos móveis. Um tapetinho de yoga ou de treino é quase infalível.
Elimine as distrações
Os equipamentos digitais são sempre uma distração, ainda mais no meio de uma pandemia, quando as notícias se atualizam a todo minuto. Desligue seu computador (desligue mesmo, e não apenas coloque na tela de descanso). Se está usando seu celular para ouvir música ou como cronômetro, deixe-o em modo avião. Ou guarde-o em outro cômodo.
Não desistir do treino: Socialize
Para muitas pessoas, o problema pode ser ter perdido a companhia. Busque o grupo com quem você treina de outras formas. Por que não virtualmente? Aplicativos como FaceTime e Zoom são ótimos para treinos com outras pessoas. É tão bom quanto estar junto de verdade? Claro que não. Mas é melhor que treinar sozinho.
Diminua as expectativas
Durante a pandemia, muitas pessoas tiveram que cuidar dos filhos em tempo integral, trabalhando de um jeito diferente e fechadas em casa com todos os tipos de emoções. Certamente o rescaldo dessa situação não vai trazer recordes pessoais. Estabeleça objetivos que sejam alcançáveis. Mude o foco de performance para saúde e bem-estar. Não há necessidade de complicar demais uma situação já complicada. Neste momento, performance é saúde e bem-estar.