Chegou a hora! O verão está batendo à porta e trazendo consigo toda a diversão que só os dias de calor podem proporcionar. E os esportes aquáticos são uma ótima forma de manter o corpo ativo enquanto se aproveita a estação mais quente do ano.
+ Fora da zona de conforto: alpinista e big rider trocam de lugar por um dia
+ #DeRolê no Camboja: dicas para conhecer o país rico em templos e praias paradisíacas
+ SP: Minhocão reabre para pedestres e ciclistas à noite durante a semana
Segundo a “Women’s Health”, de onde são as informações, praticar esportes na água pode diminuir o risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas, além de ser um estímulo positivo para a saúde mental. A seguir, confira 10 esportes aquáticos para todos os gostos, idades e níveis de habilidade e escolha o seu.
Bodyboarding
Nível: Principiante
No bodyboarding, utiliza-se uma prancha para deslizar pelas ondas em direção à areia. Você pode pegar ondas pequenas ou grandes, e o esporte pode te ajudar a se familiarizar com a prancha e com as ondas antes de começar a surfar.
Snorkeling
Nível: Principiante
O mergulho com snorkel é uma forma de observar a vida marinha sem perturbar seu ecossistema, e o equipamento é acessível e pode ser encontrado em qualquer loja de artigos esportivos.
Hidroginástica
Nível: Principiante
Para quem deseja integrar a piscina aos seus treinos, a hidroginástica é uma ótima opção. As aulas são oferecidas na maioria das academias e clubes, e representam um exercício de baixo impacto, perfeito para quem está superando lesões. Se você quer diversificar, alguns locais oferecem até ioga flutuante, spin aquático e Zumba aquática.
Canoagem
Nível: Principiante
A canoagem é um ótimo treino para os braços e o abdômen, e pode ser muito relaxante e uma oportunidade de praticar uma atividade em família. Experimente preparar um piquenique para ser consumido dentro da canoa para tornar a experiência ainda mais familiar e divertida.
Jet ski
Nível: Principiante
Para começar a praticar com um jet ski, garanta que seu veículo está em conformidade com a lei. Eles são uma ótima forma de explorar rios, lagos e praias de maneira descontraída.
Mergulho livre guiado
Nível: Intermediário
Essa categoria de mergulho consiste na respiração embaixo da água utilizando somente o ar dos pulmões, portanto, a dificuldade depende unicamente da sua habilidade em segurar a respiração. O mergulho livre pode te proporcionar maior conhecimento sobre a vida marinha, além de testar suas habilidades de nado. A prática deve ser feita com o acompanhamento de um guia.
Stand up paddle
Nível: Intermediário
Apesar de parecer um exercício que exige pouco esforço, o stand up paddle trabalha muito bem os braços, pernas e abdômen. Caso você não se sinta preparada para ficar em pé na prancha, experimente começar sentada ou ajoelhada.
Surfe
Nível: Intermediário
Quem nunca admirou as habilidades dos surfistas pela televisão? Essa pode ser a hora de trazer a admiração para a vida real e começar sua própria experiência com a prancha. Muitas praias, principalmente no verão, contam com aulas de surfe para todos os níveis.
Você também pode convidar amigos que já tenham experiência com as ondas para te ajudar. “Estar sozinha pode ser frustrante, então ter uma companhia ajuda. É como ter um colega de academia para apoiá-la e motivá-la, e também pode ajudá-la caso você tenha problemas”, explica a ex-surfista profissional Jessi Miley-Dyer.
Polo aquático
Nível: Intermediário
O polo aquático é uma boa maneira de integrar os esportes aquáticos às atividades com a família ou amigos. Além disso, o esporte promove exercícios para o corpo todo. Comece com dois times, dois gols e uma bola e divirta-se!
Caiaque
Nível: Todos os níveis
Alguns resorts, acampamentos e clubes oferecem a prática de caiaquismo com o acompanhamento de um profissional. Se você mora perto de uma praia, rio ou lago, também pode contratar um professor particular.