Um avião voou por horas fora de controle na região russa da Sibéria com 200 passageiros a bordo e conseguiu pousar com segurança. A aeronave da S7 airlines teve problemas cinco minutos após decolar do aeroporto de Magdan, no leste da Rússia, e só conseguiu pousar cinco horas e meia depois.
+ Jennifer Lawrence relembra seu acidente de avião: ‘íamos todos morrer’
+ VÍDEO: Avião perde controle, gira no ar e quase colide com paraquedistas
Segundo informações do jornal DailyMail, o sistema de piloto automático do avião foi desconectado, houve uma falha eletrônica a bordo e a fuselagem estava coberta de gelo.
“Cinco minutos após a decolagem, o avião começou a perder altitude drasticamente. Fomos jogados para baixo e para cima. Primeiro pressionado contra os assentos, então houve gravidade quase zero”, disse o passageiro Stanislav Kuimov.
A situação causou pânico entre os mais de 200 passageiros a bordo, incluindo 25 crianças.
“Um forte barulho começou, o avião ia de um lado para o outro. Então o nariz afundou bruscamente e mergulhamos em alta velocidade. As pessoas gritaram e começaram a rezar, ninguém entendia nada. Meu marido e eu nos abraçamos para nos despedirmos”, contou outra passageira.
O capitão do voo fez um pedido de socorro, mas os pilotos não conseguiram descarregar o combustível e pousar no aeroporto onde foi feita a decolagem. A equipe foi forçada a voar sobre cadeias de montanhas em direção ao aeroporto mais próximo.
Apesar de uma falha eletrônica a bordo e de perder o piloto automático, o capitão seguiu o voo até Irkutsk, a região viável mais próxima, onde o avião que estava fora de controle fez um pouso de emergência bem-sucedido.
A baixa altitude nas primeiras três horas de voo fez com que a aeronave não tivesse combustível suficiente para chegar ao seu destino final, Novosibirsk.
O avião foi apreendido na chegada e a polícia está investigando se um spray “descongelante” defeituoso ou deliberadamente malfeito foi usado na fuselagem antes da decolagem, de acordo com o DailyMail.