Pela primeira vez na história, um avião Airbus A340 pousou na Antártica. A aterrissagem foi feita em uma pista de gelo classificada como um aeroporto Nível C, apesar de não ser tecnicamente um aeroporto.
+ Companhia aérea lança avião com tema Pokémon
+ Avião supersônico terá voo de 4 horas para qualquer lugar do mundo por U$ 100
+ Avião despenca em queda livre durante tempestade e é atingido por raio
A companhia aérea portuguesa Hi Fly foi responsável pelo voo no começo de novembro. O avião foi alugado pelo Wolf’s Fang, uma nova acomodação de aventura de luxo no continente, para o transporte de suprimentos necessários para o resort. As informações são da CNN.
O voo Hi Fly 801 decolou da Cidade do Cabo, na África do Sul, e durou cerca de cinco horas. Assista:
Ver essa foto no Instagram
“Quanto mais frio, melhor”, explicou o piloto do voo, Carlos Mirpuri, que também é o vice-presidente da Hi Fly, sobre a aterrissagem do Airbus A340 em uma pista de gelo na Antártica.
“Os recortes são feitos ao longo da pista por equipamentos especiais, e depois de limpar e talhar, obtemos um coeficiente de frenagem adequado. Tendo a pista de 3.000 metros de comprimento, pousar e parar um A340 tão pesado naquela pista não seria um problema”, afirmou.
A pista de gelo, apesar de bonita, pode ser perigosa para os pilotos devido ao brilho.
“O reflexo é grande e óculos adequados ajudam a ajustar seus olhos entre a visão externa e a instrumentação. O copiloto tem um papel importante, especialmente nos instantes finais da aterrissagem”, completou o piloto.
Ver essa foto no Instagram