Onde passar o réveillon: cidades para ficar perto da natureza no ano novo

Por Redação

Cidades para ficar perto da natureza no ano novo | Go Outside
Nísia Floresta (RN) conta com piscinas naturais e lagoas - Foto: Divulgação

Já sabe onde passar o réveillon 2022? O ano novo é uma ótima oportunidade para viajar e encontrar novos lugares para curtir a natureza. Confira três opções de cidades e as suas atrações para essa virada de ano:

+ 5 Airbnbs alternativos para quando for possível viajar

3 cidades para passar o ano novo perto da natureza

1) São Sebastião (SP)

Vista aérea da praia de Toque Toque Pequeno – Foto: Diego Carneiro/Unsplash

Com uma das naturezas mais bonitas do litoral norte de São Paulo, São Sebastião tem opções de cachoeiras, praias, trilhas (inclusive de bike) e até de mergulho.

Não faltam praias famosas no município: Maresias, Camburi, Juquehy, Barra do Una, Barra do Sahy, Jureia e Boiçucanga são algumas das mais conhecidas.

+ Os melhores lugares no Espírito Santo para quem curte esportes outdoor
+ 7 praias para você aprender a surfar

Na região, há ainda mais de 34.000 hectares de mata atlântica preservada, o equivalente a 2.000 estádios de futebol. O ecoturismo tem sido um foco do poder público, que está construindo e demarcando trilhas, sinalizando a rota 55, que passa por 22 mirantes com vista para as principais praias, e estruturando roteiros com agências especializadas.

Uma das atrações imperdíveis é apreciar o pôr do sol no mirante da Barra do Una e Juquehy, que fica na estrada que liga as duas praias. A maioria das trilhas que vão para cachoeiras fica na costa sul de São Sebastião. As cachoeiras próximas da praia de Boiçucanga são bastante conhecidas – uma delas é a da Serpente, de 35 metros. Outra que merece um mergulho é Camburi. Seguindo pela Estrada Rio das Pedras, há uma trilha que leva às cachoeiras do Sertão do Cacau. O trajeto é de cerca de 1 km em mata fechada, passando por três belas quedas d’água.

Para quem quer mergulhar, o destino é Alcatrazes, arquipélago de 13 ilhas a 35 km ao sul de São Sebastião. Lá, é possível fazer mergulho com snorkel ou com cilindro em dez pontos diferentes, classificados de fácil a difícil, e em alguns locais a visibilidade pode chegar a 30 metros durante o verão.

Uma opção de acomodação é o Summit Beach Hotel Boiçucanga de São Sebastião, que está entre os 10 hotéis melhor avaliados no Tripadvisor e conta com um dos mais belos pores do sol do Brasil.

2) Nísia Floresta (RN)

Lagoa de Alcaçuz – Foto: Denápoly Rodrigues

Nísia Floresta fica a 35 km ao sul de Natal e é conhecida pelas suas piscinas naturais e lagoas.

São 27 lagoas catalogadas e totalmente apropriadas para banhos de água doce. A temperatura das águas transparentes giram em torno de 26ºC. Entre as mais visitadas, estão a do Carcará, a de Alcaçuz, a Lagoa de Arituba, que fica bem ao lado do Praia Bonita Resort, a Lagoa da Juventude, a do Arroz, entre tantas outras.

Nísia Floresta é um destino a ser descoberto no Rio Grande do Norte. A cidade tem ainda lindas praias, excelentes mirantes, passeios de quadriciclo, de bicicleta e em carros 4×4, além de roteiros baseados em história e cultura, como o Caminho dos Santos Mártires e a história da feminista Nísia Floresta, que dá nome à cidade.

Uma opção de estadia é o Praia Bonita Resort, que conta com uma piscina de 1.200 m², 150 apartamentos, restaurante, bar social e bar molhado, spa e sauna, campo de futebol de areia e vôlei de praia, playground, salão de jogos, serviços de transfer e passeios.

3) Paraty (RJ)

Cidades para ficar perto da natureza no ano novo | Go Outside
Foto: Shutterstock

Paraty é um destino único que reúne mar, mata e cachoeiras, sendo uma ótima opção para passar o ano novo perto da natureza.

Para quem quer ter experiências diferentes na cidade, a Pousada do Sandi oferece uma degustação de vieiras (coquille) da Fazenda Marinha, no Pouso da Cajaíba, um dos projetos ambientais e sociais exclusivos da Pousada do Sandi.

Ali, em um dos lugares mais bonitos da baía de Paraty, a ação envolve o apoio a uma família da comunidade, para que essas pessoas possam ganhar seu sustento com o projeto.

As vieiras cultivadas na Fazenda Marinha são colhidas no dia. A experiência degustação pode ainda ser ampliada, caso o hóspede queira contratar um passeio de barco até a Fazenda Marinha para conhecer o cultivo das vieiras, com um almoço à beira-mar.

Por meio da Agência Néctar Paraty, a Pousada ainda oferece atividades como observação e roteiros temáticos com foco em esporte, gastronomia, arte e kids.