Um vídeo fascinante mostra uma montanha no leste da China que tem suas árvores divididas todos os ano no outono. Com a chegada da estação e a queda das temperaturas no hemisfério norte, as folhas de um lado da montanha ficam laranjas, enquanto as árvores do outro lado permanecem verdes.
+ Um terço das árvores do mundo estão ameaçadas de extinção
+ Árvore cortada ao meio por briga de vizinhos vira atração na Inglaterra
As árvores-das-perucas, também chamadas de árvores de fumaça, crescem em um lado da montanha Xiezi na cidade de Jinan, província de Shandong, China, segundo o Business Insider. Elas ganham um tom vermelho alaranjado no outono, criando um contraste impressionante com os pinheiros que crescem do outro lado.
Assista o vídeo:
This mountain in Jinan, China, is perfectly split between trees that have beautiful red foliage and ones that are evergreen — check out the aerial footage 🌲 pic.twitter.com/KRD7kWpCS8
— NowThis (@nowthisnews) November 1, 2021
Não se sabe, oficialmente, o por quê desta divisão no cume da montanha chinesa, mas segundo Jesse Ferrell, editor de clima da especialista norte-americana AccuWeather, existe um hipótese.
“Com base em imagens de satélite dos últimos 35 anos, parece que um lado foi desmatado para uso agrícola antes disso, mas não foi usado para agricultura por pelo menos 18 anos, dando tempo para as [árvores de fumaça] crescerem”, afirmou.
Outra possibilidade foi apresentada por um blogueiro de viagem que que conversou a população local de Jinan. Eles disseram que todos os pinheiros plantados no lado sul da montanha foram mortos pela seca e as árvores de fumaça – tolerantes à seca – foram plantadas posteriormente no lado sul da montanha.
Qualquer que seja a causa, a divisão das árvores nesta montanha da China é um show da natureza no outono.