Compressa quente e fria: como usar

compressa quente
Imagem Shutterstock

Todos nós já usamos compressas para curar uma lesão ou melhorar a dor, não é? O método de crioterapia (compressa com gelo) e a termoterapia (compressa quente) são intervenções de baixo custo, baixo risco e muito acessíveis a todos, porém precisamos entender como estas terapias funcionam. 

+ Banheira de gelo ou água quente para recuperação?
+ Bolsa de água quente ou gelo? Saiba como escolher!

Desde que bem indicadas, serão de grande utilidade e na sua reabilitação e para esta conversa, convidei o fisioterapeuta, Ricardo Regi. Segundo o expert, forma simplista, o uso de gelo será muito bem-vindo como analgésico nas lesões traumáticas agudas de curta duração, geralmente causadas por algum acidente. Já o uso de calor é utilizado para contraturas nos músculos e, eventualmente, nas lesões crônicas.

“Para as lesões agudas, recomenda-se ainda o uso do protocolo PRICE por aproximadamente 20 minutos a cada duas ou três horas. PRICE quer dizer: proteção, repouso, ice (gelo), contenção ou leve compressão e elevação. Ao resfriar o local, a sensibilidade dos nervos é reduzida, e o cérebro entende que houve diminuição das dores, causando uma analgesia local”, afirma Regi.

Ele também nos conta que se, ao contrário, a pessoa tem uma tensão muscular já há algum tempo ou que acontece quando acorda de “mal jeito”, o alívio da dor e o relaxamento devem ser obtidos por meio do calor. Os vasos sanguíneos são dilatados, facilitando o fluxo de sangue, o que contribui para um aumento do aporte de oxigênio aos tecidos da região, viabilizando suas funções. Nesses casos, o calor também pode funcionar como um componente analgésico, ao reduzir a contratura muscular. Quem nunca se beneficiou de um banho quente? A água caindo na região cervical e do trapézio…. relaxamento imediato, não é?

Cuidados com a compressa quente e fria

Para fazer uma compressa fria, prefira gelo picado ou triturado. Coloque em um saco ou uma bolsa própria para gelo. Retire o ar de dentro do saco ou da bolsa e aplique no local, realizando uma leve compressão.

“Para o uso de calor, você pode utilizar um bolsa para água quente ou fazer um calor úmido. Para uso da bolsa, aqueça a água em uma temperatura suportável e aplique no local. Para realizar um calor úmido, coloque uma toalha molhada no forno de microondas por um minuto, retire e verifique a temperatura, para ver se está dentro do suportável para o local de aplicação; em seguida, aplique no local”, reforça Regi. 

Sempre vale reforçar que a visita ao médico ortopedista é fundamental para avaliar o seu caso e na sequência entrará o fisioterapeuta que seguirá com o protocolo certo. 

BIANCA VILELA é mestre em fisiologia do exercício pela 
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante 
e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde 
in company em grandes empresas por todo o país há mais 
de 15 anos. Na Go Outside fala sobre saúde no trabalho, 
produtividade e mudança de hábitos. 

Instagram: @biancavilelaoficial