Homem pesca peixe-jacaré pré-histórico de 100 milhões de anos

Por Redação

Homem pesca peixe-jacaré pré-histórico de 100 milhões de anos
Foto: Divulgação/Kansas Department of Wildlife and Parks

Um homem se surpreendeu ao pescar um peixe-jacaré pré-histórico que data de quase 100 milhões de anos atrás. O pescador fez a descoberta em Oswego, no estado de Kansas (EUA) em setembro.

+ Pescadores fisgam atum de R$ 140 mil e perdem o dinheiro
+ Pescador morre afogado em lago após ser puxado por peixe

Danny “Butch” Smith pegou o peixe-jacaré predador de 1,4 metro e 18 kg e seu companheiro de pesca logo identificou o animal e constatou que ele não era daquela região. As informações são do USA Today.

Funcionários do Departamento de Vida Selvagem e Parques do Kansas confirmaram a identificação do peixe-jacaré e estão investigando como o animal, chamado de “fóssil vivo”, chegou no rio Neosho, no sudeste do Kansas. Isso porque os peixes-jacaré modernos são encontrados somente no baixo vale do rio Mississippi, de Arkansas e Oklahoma à Flórida, Texas e partes do México.

A espécie não é uma ameaça para os humanos, já que se alimentam de outros peixes, caranguejos, tartarugas, pássaros e pequenos mamíferos.

O pescador contou ao veículo norte-americano que, ao fisgar o peixe, o animal lutou contra ele. “O peixe-jacaré estava se debatendo e sacudindo e destruiu um dos meus remos. Havia um pequeno cabeça chata no barco e ele estava querendo sair de lá tanto quanto eu porque (o peixe maior) estava destruindo as coisas”, disse ele.

Essa foi a primeira vez que um peixe-jacaré foi capturado no Kansas e, provavelmente, o animal foi solto de um aquário, disseram autoridades estaduais. “Não é improvável que esse peixe já tenha sido o animal de estimação de alguém ou comprado em uma loja de animais e simplesmente lançado no rio quando ficou grande demais” – o que é ilegal no Kansas –, disse o diretor da divisão de pesca do departamento, Doug Nygren, em um comunicado à imprensa.

Ainda esta semana, autoridades estaduais examinarão o peixe-jacaré pré-histórico para determinar sua idade e, talvez, o seu local de origem.