Depois de um longo gap, o XTerra está de volta. A última etapa foi em 2019, na Bahia, passando por lugares como Ouro Preto, Itaipava, Ilha Grande e Praia do Forte, na Bahia. Em 2021, o circuito parte de Santa Cruz de Minas (MG), em 2 e 3 de outubro, para a primeira das quatro etapas já confirmadas para este ano. Como sempre, os atletas poderão escolher entre diferentes modalidades (Duathlon, MTB Cup, Trail Run, Endurance e prova Kids) para participar da etapa mais clássica do evento, o XTerra Estrada Real. Organizado pela X3M, o percurso será inédito e desafiador.
+ Quatro dicas para você encarar um ultradesafio
+ 5 viagens dos sonhos para quem realmente curte aventura
“São mais de 16 anos de XTERRA e é uma satisfação muito grande abrir o circuito com a etapa Estrada Real, trajeto que passa por tantos lugares históricos do estado de Minas Gerais. Após quase dois anos sem provas presenciais, temos uma equipe inteiramente focada para entregar um evento que supere as expectativas dos nossos atletas que estão há tanto tempo sem participar de uma competição como é o XTERRA. Pretendemos surpreendê-los positivamente e abrir o calendário do circuito 2021 com muito sucesso”, explica Bernardo Fonseca, CEO da X3M.
A etapa Estrada Real terá a arena principal de competição em Santa Cruz de Minas, mas os atletas passarão pelas cidades de Tiradentes, Bichinho, Santa Cruz de Minas e Prados. Uma das rotas mais clássicas do turismo rural e histórico no Brasil, a Estrada Real permite resgatar tradições da cultura do país e valorizar a identidade e as belezas naturais da região. Além de muita natureza, o cenário inclui pontos históricos como a Capela São João Evangelista e a Matriz de Santo Antônio, além de museus como o Instituto Mário Mendonça e o Museu Casa Padre Toledo.
Os atletas que estão se preparando para o XTERRA Estrada Real poderão escolher entre sete modalidades de provas. Para quem for correr, haverá o trail run de 5, 10 e 21 km, além do Endurance, com trajeto de 50 km. A corrida ainda faz parte do Duathlon. Ao todo, os atletas desta prova irão correr 3,2 km, pedalar 33 km e terminar o percurso com mais 9,5km de corrida.
Já aqueles que gostam de se aventurar sobre duas rodas, poderão se inscrever na MTB CUP, que será dividida em dois percursos e pontuará para a Federação Mineira de Ciclismo. Os mountain bikers poderão escolher entre o Pro, com 46km e o Sport, com 37,5km.
As provas exclusivas para crianças são divididas de acordo com a faixa etária. Elas poderão correr 50m (1 a 4 anos); 100m (5 e 6 anos); 300m (7 e 8 anos); 500m (8 e 9 anos) e 1 km (11 a 13 anos). O regulamento completo de todas as provas está disponível no site oficial.
Com mais de 16 anos de história, o XTERRA Brasil é o maior festival de esportes off-road do mundo, presente em 42 países, no qual já se inscreveram mais de 200 mil participantes, sendo mais de 5 mil por etapa.