Objeto de desejo de colecionadores, a Kombi se tornou uma lenda no Brasil, e não à toa acabou virando tendência nos mercados de turismo, empresas de pequeno e médio porte e, claro como motorhome.
+ Primeiro motorhome 100% autônomo é lançado no Brasil
+ Ônibus anfíbio: conheça o motorhome que entra na água
+ Brasileiro transformou Uno 2022 em motorhome
Ter uma casa sobre quatro rodas tem virado sonho de consumo de muitas pessoas, e realizar esse objetivo tendo a Kombi como protagonista parece ainda mais atraente – e possível!
Empresa 100% brasileira, a Brazil Kombi se especializou na customização desse tipo de veículo, e oferece serviços de reforma, restauração e personalização dos carros. O trabalho duro é realizado por 11 funcionários em uma oficina de 500 m² em Duque de Caxias (RJ), sede da companhia, que conta ainda com um depósito do mesmo tamanho.
Passo a passo
O processo de reforma de uma Kombi leva, em média, três meses. Quando se trata de restauração ou de personalização do veículo, o trabalho minucioso é ainda mais demorado, e pode chegar a até seis meses – mas o resultado faz valer a espera.
Aproveitando a tendência e o sucesso mundial do motorhome no Brasil e no mundo, a Brazil Kombi já exporta, em média, 100 veículos por ano para 15 países: Alemanha, Andorra, Austrália, Bélgica, Canadá, Espanha, EUA, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Líbano, Portugal, Suíça e Porto Rico. Para chegar a todos esses países, a Brazil Kombi utiliza os serviços da Ventana Serra do Brasil, companhia de logística internacional que atende a grandes empresas automotivas, como o grupo Fiat.
Modelos exclusivos
Um trabalho personalizado em um carro tão específico e de tamanha fama, como era de se esperar, não sai barato. Para se ter uma ideia, hoje, uma Kombi Corujinha restaurada, colocada no porto de destino, não sai por menos de 32 mil euros (cerca de R$ 198 mil), incluindo custo, seguro e frete (CIF).
O modelo mais caro exportado ate hoje foi uma Kombi 1959, comprada por um cliente da Austrália por 40 mil euros (aproximadamente R$ 248 mil). Ainda assim, a empresa se orgulha em dizer que nenhum cliente até hoje se arrependeu do investimento.
Outro destaque é um motorhome batizado “Herbie”, na cor bege e com pintura que remete ao famoso filme da Disney, “Se meu Fusca Falasse” (em inglês, The Love Bug). O veículo foi adquirido por um cliente francês por 19 mil euros (R$ 120 mil).
Fama internacional
Embora a Kombi seja de longe o carro mais procurado por clientes que querem personalizar um veículo, ela não é a única queridinha dos estrangeiros. Outros clássicos da Volkswagen refrigerados a ar, como Fusca, Variant, Brasília e Saveiro, também estão na mira desses clientes. Há ainda procura pelo esportivo Puma.
As kombis respondem por 90% das exportações da Brazil Kombi, sendo o motorhome o que mais cresce a cada dia.
Com informações da Motor Show