O vulcão Cumbe Vieja, nas Ilhas Canárias, segue deixando grandes estragos no arquipélago com a aproximação cada vez maior da lava em áreas residenciais. Até o momento, cerca de 6 mil pessoas foram retiradas de casa desde o início da erupção, no domingo (19), na ilha de La Palma.
+ Pessoas evacuam Ilhas Canárias enquanto erupção de vulcão continua
+ Movimentos de vulcão da África geram alerta para possível tsunami no Brasil
+ VÍDEO: vulcão em erupção no Havaí forma “fonte” ininterrupta de lava
As autoridades confirmaram, nesta segunda-feira (20), que o vulcão tem uma nova boca eruptiva a 900 metros da boca principal, o que obrigou a novas evacuações na vila de Tacande de 700 habitantes.
Entretanto, a lava aproxima-se cada vez mais do mar e o contato entre o magma e a água salgada poderá “gerar explosões” e provocar a emissão de “gases nocivos”, admite o gabinete de crise.
O governo português admitiu uma “eventual operação” para a retirada de cidadãos portugueses da ilha. Entre domingo e segunda-feira, já tinham sido retirados de casa 5 mil habitantes da ilha, mas as autoridades admitem que poderá ser necessário retirar até 10 mil pessoas.
“Tivemos menos atividade vulcânica e menos volume na massa magmática. A atividade do vulcão diminuiu. A lava cobre o bairro de Todoque neste momento. Ainda falta meio caminho para chegar ao mar. Não irá chegar esta noite”, afirmou Miguel Ángel Morcuende, diretor técnico do Plano de Emergência Vulcânica das Canárias (Pevolca), em declarações aos jornalistas ontem à noite.
As autoridades preparam-se para os piores cenários, já que o contato entre o magma, a mais de mil graus de temperatura, e a água salgada, a pouco mais de 20 graus, deverá causar explosões e a emissão de gases nocivos para a atmosfera, que poderão afetar os moradores da ilha com irritações na pele, olhos e no sistema respiratório.
Filmagens mostram uma enorme quantidade de lava do vulcão engolindo terras agrícolas, casas de férias e até fervendo a água de uma piscina enquanto avança em direção à costa oeste da ilha de La Palma, onde se espera que atinja o oceano das Ilhas Canárias nesta terça-feira (21). Assista: