Maior árvore do mundo é ameaçada por incêndio florestal nos EUA

Maior árvore do mundo ganha proteção contra incêndio florestal nos EUA
Imagem: Shutterstock

A maior árvore do mundo, uma sequoia gigante de 1.591 metros cúbicos e 83 metros de altura, corre o risco de sofrer danos por um incêndio que atinge o Parque Nacional das Sequoias na Califórnia, nos Estados Unidos. As informações são da IstoÉ.

+ Incêndios florestais na Espanha ameaçaram milhares de pessoas
+ Número de incêndios florestais em SP é o maior em 10 anos
+ Como as mudanças climáticas estão piorando as queimadas na Austrália

Chamada de General Sherman, a árvore tem mais de 2,5 mil anos e seu tamanho foi certificado pelo Guinness em 2013. Para tentar evitar danos na maior árvore do mundo, os bombeiros enrolaram a base da planta em um grande pedaço de papel alumínio, além de cortar árvores menores próximas para evitar uma rápida propagação do incêndio.

Maior árvore do mundo ganha proteção contra incêndio florestal nos EUA
Imagem: Shutterstock

Ao todo, o parque possui cerca de duas mil sequoias, muitas centenárias ou milenares, e há o temor de que o fogo se espalhe pelo local.

Esse tipo de árvore é bastante resistente ao fogo, conseguindo até liberar mais sementes por conta do calor emanado das chamas.

Mas, o temor é porque a área está sendo afetada por frequentes incêndios, que podem impedir o funcionamento desse mecanismo natural. Foram mais de 7,4 mil focos desde janeiro deste ano.

Mais de 350 bombeiros e socorristas estão atuando no parque para evitar danos graves ao local. Segundo os agentes, os focos começaram há cerca de uma semana por conta de raios que caíram na mata e estão se expandindo rapidamente por toda a área de Sierra Nevada. (ANSA)