A maior árvore do mundo, uma sequoia gigante de 1.591 metros cúbicos e 83 metros de altura, corre o risco de sofrer danos por um incêndio que atinge o Parque Nacional das Sequoias na Califórnia, nos Estados Unidos. As informações são da IstoÉ.
+ Incêndios florestais na Espanha ameaçaram milhares de pessoas
+ Número de incêndios florestais em SP é o maior em 10 anos
+ Como as mudanças climáticas estão piorando as queimadas na Austrália
Chamada de General Sherman, a árvore tem mais de 2,5 mil anos e seu tamanho foi certificado pelo Guinness em 2013. Para tentar evitar danos na maior árvore do mundo, os bombeiros enrolaram a base da planta em um grande pedaço de papel alumínio, além de cortar árvores menores próximas para evitar uma rápida propagação do incêndio.
Ao todo, o parque possui cerca de duas mil sequoias, muitas centenárias ou milenares, e há o temor de que o fogo se espalhe pelo local.
Mas, o temor é porque a área está sendo afetada por frequentes incêndios, que podem impedir o funcionamento desse mecanismo natural. Foram mais de 7,4 mil focos desde janeiro deste ano.
The KNP Complex grew significantly yesterday. The Paradise Fire has a new acreage of 5,914 acres, and the Colony Fire has a new acreage of 1,125 acres, for a combined total for the KNP Complex of 7,039, with 0% containment. Follow updates at https://t.co/VpxXBv19c4 pic.twitter.com/5RngDMvth3
— Sequoia & Kings Cyn (@SequoiaKingsNPS) September 15, 2021
Mais de 350 bombeiros e socorristas estão atuando no parque para evitar danos graves ao local. Segundo os agentes, os focos começaram há cerca de uma semana por conta de raios que caíram na mata e estão se expandindo rapidamente por toda a área de Sierra Nevada. (ANSA)