Com nove representantes do Brasil, a 17ª edição do Campeonato Mundial de Escalada Esportiva começa nesta quinta-feira (16) em Moscou, Rússia.
+ Mundial Juvenil de Escalada: Brasileiros encerram participação em alta
+ Escalada Esportiva: CT Olímpico será inaugurado em Curitiba
+ Homem sofre queda de 70 metros ao escalar montanha e sobrevive
A seleção brasileira conta com os atletas Bianca Castro, Felipe Ho, Jonas Leffeck, Alex Mendes, Patrícia Antunes, Samuel Silva, Thais Makino, Pedro Egg e Cami Flores.
O evento vai até o dia 21 de setembro e acontece no Palácio da Ginástica Irina Viner-Usmanova.
Um complexo de paredes foi construído na arena principal especialmente para a competição. O comprimento total da estrutura é de 52 metros.
Há mais de 10 anos, um atleta da América Latina não consegue se classificar para uma semifinal do Mundial organizado pela IFSC (Federação Internacional de Escalada Esportiva).
Já o venezuelano Manuel Escobar é o único latino-americano medalhista em mundiais, alcançando a prata na Velocidade em 2007.
O Mundial na Rússia terá como principais desfalques a campeã olímpica Janja Garnbret, além do tcheco Adam Ondra, do espanhol Alberto Ginés, do alemão Alex Megos e da japonesa Miho Nonaka.
As provas serão disputadas em três modalidades diferentes: Velocidade, Boulder e Guiada e terá o retorno do Ranking Combinado.
Ver essa foto no Instagram
Transmissão
De acordo com a ABEE (Associação Brasileira de Escalada Esportiva), o Campeonato Mundial de Escalada Esportiva terá transmissão ao vivo apenas a partir das semifinais de cada categoria pelo site Olympic Channel.