Meteoro é visto cruzando o céu de Santa Catarina

meteoro em SC
Meteoro registrado no anoitecer de sexta-feira — Foto: Jocimar Justino/ Arquivo pessoal

Na última sexta-feira (10), a estação de monitoramento de meteoros localizada em Monte Castelo (SC), registrou um grande e brilhoso meteoro. De acordo com o astrônomo amador Jocimar Justino, o meteoro conhecido como “bola de fogo” estava indo na direção leste do município, aproximadamente às 18h40.

+ Tsunami meteorológico atinge região da Espanha

+ Chuva de mais de 50 meteoros por hora poderá ser vista no Brasil nesta quinta; veja como observar

+ Tecnologia pode salvar corais no Nordeste do Brasil

Jocimar, que faz parte da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), informou que o trajeto da bota de fogo durou cerca de 3 segundos e aconteceu em cima do oceano Atlântico em Santa Catarina. Sua velocidade foi estimada em aproximadamente 60 mil km/h.

“O fenômeno teve muitas testemunhas oculares devido ao horário que aconteceu. Só em Monte Castelo pelo menos seis pessoas relataram a queda da ‘bola de fogo’. Devido ao brilho elevado, sem dúvidas também pôde ser observado de todo o estado de Santa Catarina e também de estados vizinhos”, contou.

Ele ainda explicou que os meteoros “bola de fogo” surgirem durante o dia são raros. “Trata-se de um fragmento maior que adentra a atmosfera e já foram feitos alguns registros deste tipo esse ano, inclusive eu registrei alguns e outras estações espalhadas pelo Brasil fizeram alguns flagrantes deste tipo”. A Bramon deve seguir fazendo análises sobre o fenômeno.