Comer nozes todos os dias reduz o colesterol, diz estudo

Por Redação

Comer nozes todos os dias reduz níveis de colesterol, diz estudo
Imagem: Leila Issa/Unsplash

Adicionar meia xícara de nozes à sua alimentação do dia a dia pode reduzir seus níveis de colesterol em cerca de 8,5% e diminuir o risco de doenças cardíacas, afirmou um novo estudo do Hospital Clínic de Barcelona publicado na revista Circulation.

+ Benefícios das nozes para o intestino e coração
+ Dicas de alimentos veganos para sua lista de supermercado

O pesquisadores recrutaram 628 adultos e colocaram metade deles em uma dieta que incluía o consumo diário de nozes. Depois de dois anos, a equipe descobriu que aqueles que ingeriam o alimento tiveram reduções modestas em seus níveis de colesterol, chamados de lipoproteína de baixa densidade (LDL).

Altos níveis de LDL – chamado de “colesterol ruim” – estão associados a um risco maior de doenças cardíacas e derrame.

Os participantes do estudo que comeram nozes diariamente viram uma redução no número total de partículas de LDL em seu sangue e, em particular, no número de pequenas partículas de LDL.

De acordo com a American Heart Association, as nozes são ricas em ácidos graxos ômega 3 – a gordura saudável para o coração encontrada em peixes oleosos.

“Estudos anteriores mostraram que as nozes em geral estão associadas a taxas mais baixas de doenças cardíacas e derrames”, disse o autor do artigo e especialista em nutrição Emilio Ros. “Um dos motivos é que elas reduzem os níveis de colesterol LDL, e agora temos outra razão: elas melhoram a qualidade das partículas de LDL.”

Os pesquisadores analisaram dados de 628 adultos saudáveis ​​- cada um com idade entre 63 e 79 anos – que residiam em Barcelona, na ​​Espanha ou Loma Linda, na Califórnia.

Os resultados mostraram que o consumo habitual de nozes está associado a uma redução de 4,3% no número total de partículas de LDL e pequenas partículas de LDL em 6,1% – ambas as alterações estão associadas a um menor risco de doenças cardiovasculares.

Além disso, a equipe descobriu que a lipoproteína de densidade intermediária, ou colesterol ‘IDL’ – que é um precursor do LDL – também diminuiu no grupo dos que ingeriram o alimento.

Por razões que ainda não estão claras para os cientistas, as alterações do colesterol LDL no grupo de quem comeu nozes diferiam por sexo. Nos homens, a redução média foi de 7,9% e nas mulheres de 2,6%.

“Embora esta não seja uma diminuição tremenda no colesterol LDL, é importante notar que no início do estudo todos os nossos participantes eram bastante saudáveis, livres das principais doenças não transmissíveis”, disse Dr. Ros. “No entanto, como esperado em uma população idosa, cerca de 50% dos participantes estavam sendo tratados para pressão alta e hipercolesterolemia.

“Comer um punhado de nozes todos os dias é uma maneira simples de promover a saúde cardiovascular”, completou o pesquisador.