Antonio “Pippo” Garnero vence a Haute Route Alps

Por Verônica Mambrini

Haute Route Alps
Imagem: divulgação/ Haute Route Alps

Pippo Garnero venceu a Haute Route Alps. Considerada a mais dura prova de ciclismo de estrada para amadores, teve vitória brasileira este ano. Depois de uma semana com sete duras etapas, Antonio “Pippo” Garnero trouxe o pódio da categoria masculina. Na categoria feminina, a vitória foi da dinamarquesa Luise Valentin. Foram mais de 450 ciclistas nesta 10ª edição, que terminou este fim de semana em Nice. Partindo de Megève no domingo, 22 de agosto, eles percorreram 800 km e escalaram 20 das mais famosas escaladas dos Alpes, cobrindo 21.000 metros de ganho positivo de elevação.

+ Conheça a Haute Route Alpes

+ Mallorca: tudo sobre esse paraíso do ciclismo de estrada

“Estou cansado mas muito feliz e realizado por estar aqui em Nice. Tivemos uma ótima semana, uma semana muito desafiadora em termos de montanhas, chuva, clima, mas foi uma experiência incrível, é indescritível, você tem que vivê-la para entender”, conta Pippo, sobre a prova. É a segunda participação de Pippo no evento, mas dessa vez, há uma diferença. “Da última vez, vim pedalar com um amigo. Esse ano, vim competir, foi diferente, sofri mais. Eu estava mais preparado este ano, acho que é por isso que ganhei.” Depois de uma etapa rainha particularmente dura, ele focou na crono escalada para recuperar tempo na classificação geral, o que foi decisivo para a vitória.

Com diversos trechos em comum com vários percursos do Tour de France, a Haute Route é exigente e transformadora. A experiência da prova se torna o mais próxima possível de uma competição profissional justamente pela estrutura de apoio: o ciclista precisa focar 100% em pedalar. Quando está fora da bike, há suporte de equipe mecânica, massagista, refeições após cada etapa.

“Você sempre desenvolve uma amizade verdadeira porque todos vivemos as mesmas situações. Independentemente se sua performance está entre as mais competitivas ou não tanto, se você é mais velho ou mais jovem. Todos sentimos a mesma dor na montanha e todos temos a mesma paixão pelo ciclismo e desenvolvemos uma amizade. Vira uma família, somos todos finishers, conectados de uma maneira única”, comenta Pippo.

Depois do adiamento da Haute Route Alps, que não pode ocorrer em 2020 por conta da pandemia (assim como outras provas da franquia), a diretora de eventos da Haute Route Julie Royer comemora. “Foi uma semana muito especial para nós, pois estávamos ansiosos para comemorar o 10º aniversário da Alta Rota dos Alpes.” A atmosfera de emoção era visível na chegada, com as famílias dos competidores aguardando na Promenade des Anglais, em Nice, para dar as boas-vindas aos seus heróis.