Começa hoje a Haute Route Alpes, clássica prova multietapas, que nesta edição completa uma década. O aniversário da prova que é o carro-chefe da franquia Haute Route vem acompanhado da aquisição da prova pelo IRONMAN Group, justo com a Gravel Epic, em terreno offroad. Assim, a maior operadora mundial de eventos esportivos de participação em massa do mundo passa a ter mais oito eventos de ciclismo no menu, que agora inclui corrida de estrada, mountain bike, corrida em trilha, ciclismo de estrada e gravel.
+ Aventuras inéditas: 8 viagens outdoor que você nunca ouviu falar
+ 5 equipamentos e acessórios para começar no ciclismo de estrada
O guarda-chuva do ciclismo de estrada ficará com Julie Royer, responsável por manter o alto nível da prova. A Haute Route é conhecida pelos cenários deslumbrantes e a possibilidade de ciclistas amadores terem uma experiência de competição com o mesmo nível de uma prova profissional, seja nos trajetosm, seja na infraestrutura e organização do evento.
“Temos o prazer de adicionar Julie, sua equipe e a excepcional marca e série de eventos de Haute Route e Gravel Epic à família do IRONMAN Group, à medida que estabelecemos nossa posição em eventos de ciclismo em todo o mundo”, disse Andrew Messick, presidente e executivo-chefe Diretor do Grupo IRONMAN. Cobrindo agora eventos dedicados seja ao ciclismo de estrada seja ao gravel – uma das tendências em provas que mais cresce no mundo – o ecossistema de eventos ganha uma enorme riqueza no ciclismo, com provas desafiadoras e divertidas, com uma rede de suporte completa.
Como uma série premium de ciclismo de vários dias, Haute Route está bem posicionada para desenvolver a experiência do IRONMAN Group na categoria de ciclismo de estrada. Esta colaboração épica também trará novas oportunidades emocionantes para a Haute Route e seus pilotos.
Este ano, na prova dos Alpes, há 10 brasileiros participando, apesar das dificuldades e restrições que a pandemia ainda causa para viagens internacionais. A boa notícia acompanha a estreia da prova no Brasil, em 22 de outubro, na Serra do Rio do Rastro, em Florianópolis (SC).
“Nos últimos 10 anos, a Haute Route se tornou um ‘objeto de desejo’ e é uma inspiração para os ciclistas de todo o mundo”, disse Julie Royer, CEO da Haute Route Group e nova diretora sênior de ciclismo de estrada do IRONMAN Group. “Estamos entusiasmados por nos integrarmos ao IRONMAN Group e continuar a inspirar gerações de atletas amadores. Não poderíamos sonhar com um parceiro melhor para apoiar nossa visão e desenvolver todo o potencial dos eventos Haute Route e Gravel Epic, pois compartilhamos a mesma paixão e dedicação em apoiar os atletas em desafios e corridas que mudam vidas.”
Desde que a Haute Route Alpes teve início em 2011, o evento se expandiu para uma série de corridas em todo o mundo, projetadas para oferecer aos ciclistas uma experiência desafiadora, envolvente e premium. A experiência é similar a participar de uma etapa dos Grand Tours, uma experiência que todo ciclista de estrada dedicado já sonhou ao menos uma vez. Em 2021, as provas variam de corridas de sete dias (Haute Route Alps) a provas de cinco dias (Dolomitas e Pirineus) e corridas por etapas de três dias (Ventoux, Crans-Montana e Brasil).
As novidades incluem a Gravel Epic, uma série de corridas de cascalho que existe desde 2019, de vários dias, em destinos importantes como as Montanhas Atlas, Alpes suíços e outros destinos de gravel incríveis. A prova foi adquirida pela Haute Route no início de 2021 e atualmente tem eventos programados para a Suíça e Marrocos, com planos de expansão e atendimento à crescente demanda de ciclistas em todo o mundo.