Pedalar perde barriga? Mito ou verdade? Com alguns truques, é possível, sim, perder a barriga fazendo o que você mais adora: pedalar. Afinar a cintura não se trata apenas de uma questão estética, mas principalmente de saúde.
+ 4 benefícios do óleo de coco para a saúde
+ Carne de tubarão? Entenda como os brasileiros podem comer a carne do predador sem saber
+ 8 dicas para acordar cedo e sair pra pedalar
Pesquisas apontam que cintura acima de 101 cm em homens e 88 cm em mulheres são fatores de risco para doenças do coração. Gordura na barriga também é ligada a pressão alta, colesterol elevado e diabetes.
Mas não se desespere. Com a ajuda da bike dá, sim, para se livrar daquela barriguinha incômoda e viver de maneira mais saudável. A seguir te ensinamos a fazer com que isso aconteça mais rápido.
Faça treinos intervalados duros
De uma a duas vezes por semana, faça treinos intervalados. Ou seja, faça esforços curtos de alta intensidade, seguidos por descanso ou intervalos em ritmo mais moderado.
Inúmeros estudos revelaram que esse tipo de treino diminui significantemente a gordura abdominal de forma mais eficiente que treinos de baixa intensidade.
Exemplo de treino intervalado:
Aqueça-se de 10 a 15 min
De 30 seg a 1 min, pedale forte (em uma escala de esforço de 1 a 10, chegue a 9)
Faça um giro leve por 1 min
Repita 5 vezes a série
Desaqueça por 2 a 3 min
Pesquisas também mostraram que, após 10 a 30 segundos de um tiro de intervalado, nosso corpo libera hormônio de crescimento. Dessa maneira, queima mais fácil a gordura e faz crescer músculos.
Ué, mas não era para dar tudo de si em treinos intervalados? Sim. Mas sem exageros. Não há necessidade de fazer intervalados mais do que duas vezes por semana.
Pedale sem exageros
Treinar forte sempre estressa o organismo e nos deixa cronicamente inflamado – o que pode ser um tiro no pé para quem quer queimar gordura.
Estudos mostram que um corpo estressado pode estocar gordura (e em volta da cintura!). Portanto, faça esforços intensos no máximo duas vezes por semana. Nos outros dias, pedale em um ritmo controlado e confortável.
“A maioria das suas pedaladas deveria ser em zona 2”, diz Iñigo San Millán, diretor do Exercise Physiology and Human Performance Lab, da Escola de Medicina da Universidade do Colorado (EUA). Zona 2 equivale a um esforço de cerca de 5 ou 6 na escalada de 0 a 10.
“Essas pedaladas em zona 2 não são boas apenas para queimar gordura; também ajudam na construção de fibras musculares para longas distâncias.”
Siga a lei do “80/20”
Muitos treinadores prescrevem o que se convencionou chamar de “regra do 80/20”.
É simples: o objetivo é passar 80% do tempo na bike pedalando em intensidade baixa, e apenas 20% em intensidade alta. Dessa maneira, você se mantém com energia para pedalar em um ritmo forte, quando necessário.
Em uma pesquisa de 2013 publicada no Journal of Applied Physiology, estudiosos descobriram que, quando ciclistas seguiram a regra do 80/20 por seis semanas, sua força e ganhos em performance mais que dobraram. Os resultados foram comparados com quando passaram o mesmo espaço de tempo fazendo pedais em ritmo moderado.
Não tem mágica, mas seguindo essas dicas você vai ver que pedalar perde barriga sim!