Elas não garantem apenas o suprimento de água. A garrafinha de água (caramanhola no jargão do ciclismo e squeeze para a maioria das pessoas) também permite levar bebidas de hidratação que repõe carboidratos e sais minerais que podem salvar seu treino. Mas os restinhos podem transformar a garrafinha de água em incubadoras de bactérias e fungos que podem causar dor de estômago, náusea e diarreia. Sem falar no gosto horrível que deixam na bebida. Então, veja como lavar a garrafinha de água corretamente e garanta-se!
+ Como escolher a garrafa ou caramanhola; veja sete modelos
+ Como limpar (de verdade) suas garrafas e bolsas de hidratação
Confira as dicas abaixo para manter suas garrafas frescas, limpas e em bom estado por anos de uso.
Como limpar uma garrafinha de água
Assim como faria com um copo normal, você deve lavá-la depois de cada uso. Mesmo que você beba apenas água, você ainda está deixando suor e possivelmente traços do que tiver comido na tampa, além de poeira, detritos e terra na parte externa. No mínimo, enxágue o frasco usado.
Além disso, é importante saber quando descartar sua garrafa de água. Mesmo que você limpe com uma boa frequência, às vezes um descuido é suficiente para que o mofo cresca dentro. Inspecione visualmente o interior da garrafa, e se você não puder remover com facilidade o mofo com água morna com sabão e uma escova, é hora de se livrar da garrafa de forma sustentável – mande-a para a reciclagem!
Lavar a garrafinha de água à mão
Enxaguar as garrafas manualmente com água morna e sabão é a melhor maneira de limpá-las após os passeios. Qualquer sabonete líquido geral, para todos os fins, fará o trabalho.
Evite a máquina de lavar louça
Claro, é mais fácil jogar suas garrafas na máquina de lavar louça, mas a temperatura da água na maioria das máquinas de lavar louça está perto de ebulição. Esse calor pode deformar muitos tipos de produtos plásticos e utensílios de cozinha, e pode degradar suas garrafas mais rapidamente com o tempo.
Use uma escova
Uma escova para garrafas simples e de cabo longo, disponível na maioria das lojas de departamentos ou supermercados, irá ajudá-lo a limpar o interior de garrafas grandes ou com aberturas estreitas. Esfregar com uma escova limpa os resíduos pegajosos mais fácil e e remove melhor o mofo do que enxaguar sozinho. Mas escolha uma escova macia, para não danificar o revestimento interno.
Não faça limpezas agressivas
Se a caramanhola estiver encardida a ponto de você ter de recorrer a produtos de limpeza agressivos como água sanitária, provavelmente é hora de jogar a garrafa na lixeira. Este tipo de produto é extremamente forte e qualquer resíduo que fique pode contaminar a água no próximo uso da garrafa.
Evite compartilhar sua garrafa com outras pessoas (a pandemia ainda não acabou!), mas caso seja necessário, água e sabão são suficientes para acabar com os germes.
Limpe as tampas também
Quando você toma uma bebida, o líquido passa pela tampa da garrafa, então lembre-se de cuidar da tampa também. Faça passar um pouco de água com sabão através de cada tampa de garrafa. Alguns designs de garrafas hoje em dia têm tampas que podem ser desmontadas para facilitar a limpeza de todos os cantos e fendas, como a garrafa de bicicleta Podium Chill da CamelBak.
Deixe sua garrafinha de água secar bem
Depois que sua garrafa estiver limpa e totalmente enxaguada, é importante deixá-la secar completamente antes de guardá-la, especialmente se você guardá-la com a tampa colocada.