Sediando os Jogos Olímpicos de 2020, a cidade de Tóquio registrou na manhã desta quarta-feira um novo recorde de casos diários de Covid-19, com 4.166 contágios notificados em um período de 24 horas.
+ Foco de Covid-19, hotel do judô brasileiro em Tóquio tem novos casos
+ Japão registra surto de covid entre policiais que fazem segurança de atletas
+ É como ficar preso sob uma onda grande,” diz surfista que pegou covid
Essa é a maior marca registrada na capital do Japão em um único dia desde o início da pandemia, e supera os números já assustadores que haviam sido divulgados pelo governo local na semana passada, com pico no sábado (31).
Os números indicam um crescimento de 78% dos casos em poucos dias. Por conta desse aumento, as autoridades também anunciaram a extensão do estado de emergência na capital japonesa, além das regiões de Osaka, Chiba, Kanagawa e Saitama até pelo menos o dia 31 de agosto.
Recordes negativos e baixa imunização
Embora o Japão esteja conseguindo manter estável a média de mortes pela doença no país, que não chegam a 100 casos por dia desde o início de junho, existe grande preocupação nesta fase, principalmente por conta dos índices de vacinação relativamente baixos.
De acordo com o portal Our World in Data, o país vacinou somente 31% de sua população em pelo menos duas doses, e cerca de 41% estão parcialmente vacinadas – o que é pouco considerando uma população de mais de 126 milhões de pessoas.
Na semana passada, o governo japonês já havia declarado que novos estavam crescendo e que um novo recorde de registros diários de contaminação havia sido alcançado, com 3.865 pessoas infectadas com o novo coronavírus nas últimas 24 horas analisadas, até então, de acordo com informações da IstoÉ.
Com o novo crescimento destes números e o recorde de Covid em Tóquio nesta semana, a preocupação aumenta não somente com relação à saúde e bem estar dos atletas durante as Olimpíadas, mas com a população que permanece na cidade após os Jogos.