Um terremoto de magnitude 8.2 na Escala Richter atingiu a costa do Alasca (EUA) na madrugada desta quinta-feira (29) e foi o mais forte desde 1994, gerando inclusive um alerta de tsunami.
Segundo o site Volcano Discovery, de acordo com dados preliminares, o tremor aconteceu em uma profundidade rasa (cerca de 46 km), mas não causou grandes danos.
Leia mais
+ Terremoto atinge Lima e cidades no litoral do Peru; veja vídeo
+ Manual prático de como sobreviver a desastres naturais
No entanto, por conta de sua magnitude e de sua localização rasa no fundo do mar, o terremoto tinha o potencial de desencadear grandes ondas oceânicas. Um alerta de tsunami foi emitido pelas autoridades americanas para as costas do Oceano Pacífico, mas foi cancelado posteriormente, segundo a CNN.
O terremoto aconteceu a cerca de 91 km a sudeste de Perryville, por volta das 22h15 (horário local) da quarta feira.
De acordo com um observatório sismológico dos EUA, houve ao menos outros dois tremores secundários, um deles com magnitude superior a 6 na Escala Richter.
Até o momento, não há informações sobre possíveis vítimas ou registros de destruição causados pelo tremor.
“Este foi o terremoto mais forte desde 1964 e nossa terceira evacuação em 18 meses. Mas estamos todos bem e gratos agora”, disse o prefeito de Kodiak, Pat Branson, à CNN.
Um alerta de tsunami emitido para partes do estado logo após o terremoto foi cancelado para as áreas costeiras do Sul do Alasca e da Península do Alasca e Ilhas Aleutas, de acordo com a última atualização do Centro Nacional de Alerta de Tsunami.
“Um tsunami foi gerado por este evento, mas não representa mais uma ameaça”, disse o centro.